Esporte

OPINIÃO: Para ver além do futebol

Para quem não conhece o Vale do Taquari, começo apresentando esse pedaço do interior do Rio Grande do Sul. São 36 municípios, localizados na região central do Estado, banhados pelo Rio Taquari e colonizados primordialmente por alemães, italianos e açorianos. Dentre as várias tradições marcantes da região destaca-se o esporte, sobretudo o futebol. O Vale do Taquari possui um dos maiores campeonatos amadores de futebol do Estado, que em alguns anos chegou a reunir mais de 40 times. Em 2015, foram 35 equipes disputando a taça do campeonato regional da Aslivata. É praticamente impossível encontrar uma comunidade que não tenha seu clube de futebol.

Porém, não é só de futebol que tem sobrevivido o esporte da região. E creio que seja o momento ideal para olhar para outras modalidades. Na última semana, duas convocações de atletas para seleções provaram que há outros esportes se destacando. Primeiro foi a levantadora da equipe Languiru/Martin Luther/AVATES/Pref. Estrela de vôlei, Vitoria Taborda, de Estrela, convocada para integrar a seleção brasileira de voleibol. Ela ficará com o grupo durante o período de treinamentos em Saquarema (RJ), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Na quarta-feira, dia 2, uma nova convocação. Desta vez o atleta do Centauros Rugby Clube, de Estrela, Eduardo Malmann, convocado para a seleção gaúcha de rugby, que vai disputar a Copa Cultura Inglesa em Louveira (SP). A convocação dos dois traz à mente outros atletas do Vale do Taquari que se destacam em diferentes categorias. A teutoniense Jaqueline Weber no atletismo, que já teve a sua história contada aqui, já integrou a seleção brasileira e coleciona conquistas. Os integrantes da equipe de atletismo do Colégio Teutônia, que frequentemente trazem medalhas de competições a nível estadual e nacional. Ou até mesmo atletas conhecidos nacionalmente, como o patinador campeão Marcel Stürmer, de Lajeado; Lucas Saatkamp, o Lucão, jogador de vôlei da seleção brasileira, natural de Colinas. Lucão, assim como Vitoria, iniciou jogando no colégio Martin Luther, jogou em alguns dos principais times do Brasil e hoje é um dos grandes nomes da seleção.

Eduardo Mallmann integra a seleção gaúcha de rugby / Foto: Arquivo Pessoal

Eduardo Mallmann integra a seleção gaúcha de rugby / Foto: Arquivo Pessoal

Vitória Taborda convocada para a seleção brasileira de vôlei / Foto: Arquivo Pessoal

Vitória Taborda, convocada para a seleção brasileira de vôlei / Foto: Arquivo Pessoal

O quero destacar é que outros esportes além do futebol têm grande potencial dentro da região. Temos histórico e exemplo disso. Levanto a bandeira de fortificarmos ainda mais as instituições que incentivam categorias como atletismo, vôlei, rugby, basquete, ginástica, patinação e assim por diante. Não se trata de uma militância contra o futebol, muito pelo contrário: amante deste esporte, acredito que também deve continuar recebendo seus incentivos. Porém, gostaria de chamar a atenção para esses outros esportes, que também atraem, apaixonam e criam seus talentos. Talentos que representam e carregam consigo o nome da região.

Reconheço a importância do futebol nas comunidades do Vale do Taquari. Apoio sua manutenção. Mas peço que possamos olhar com os mesmo olhos de reconhecimento e orgulho para as outras modalidades, além do futebol. Elas estão aí, elas estão crescendo, elas estão nos orgulhando.

Lida 864 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.