Geral

OPINIÃO: Não curti

Quantas vezes você já pensou “cadê o botão de ‘Não curti’ nesse Facebook?” ou tentou não responder aquele comentário e imaginou o quanto sua existência nas redes sociais seria mais linda e simples com um botão de “Não curti”??

Pois Mark Zuckerberg afirmou nesta terça-feira (15) que a rede social está desenvolvendo um botão de “Não curti”, ou “Dislike”, em inglês (agraciado seja o Mark e sua equipe!). O anúncio aconteceu em uma sessão de perguntas e respostas da empresa.

Acredito que a ferramenta pode ajudar muito a não propagar e prolongar as diversas discussões que invadem nossas timelines diariamente. Ok, atualmente já temos ferramentas para não receber esse tipo de publicação – se você sabe que aquela pessoa geralmente promove debates e não quer acompanhar, pode deixar de seguir o perfil do amigo e, mesmo assim, continua mantendo a amizade (vamos manter as aparências!).

Porém, temos também outra situação. Por exemplo: tenho um perfil e decidi relatar algo ou expor minha opinião. Algumas vezes o post pode passar despercebido, gerar baixo engajamento e pouquíssimos comentários. Mas (sempre tem o mas) assim como a publicação ficou alheia aos seus amigos, ela também pode se transformar em um verdadeiro campo de guerra.

Não acho ruim postagens que acabam gerando debates. Só que uma coisa que percebo em muitas discussões é a falta de argumento e uma tendência cada vez maior a comentários que estimulam o ódio entre usuários. 

Que direito alguém tem de chegar no perfil de uma pessoa e simplesmente descarregar todos os xingamentos existentes nesse mundo só porque não concorda com a opinião exposta ali? Acredito que, se eu respeito o próximo, também mereço respeito. Essa é a regra básica para a convivência, mas parece que ela não se aplica no mundo virtual.

Talvez esse botão de “Não curti” vá realmente cortar pela raiz muitas discussões. Porém, sei também que um “Dislike” mal interpretado poderá gerar tanta discussão quanto opiniões e comentários. É… talvez neste mar escuro e profundo chamado Facebook sejamos todos marinheiros de primeira viagem.

 

Lida 699 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.