Geral

OPINIÃO: A adesão da Netflix confirma o sucesso da narrativa interativa

A adesão de uma empresa de grande porte elimina dúvidas sobre o sucesso da ideia

A ideia da narrativa interativa já vem sendo usada com sucesso à bastante tempo através das mais variadas mídias. A ideia já é antiga e começou na literatura, com alguns livros que o leitor podia fazer escolhas e influenciar o final da história. O funcionamento era bem simples, de acordo com o caminho escolhido, o livro indicava qual página deveria ser lida.

O sucesso dos livros extrapolou o conceito de narrativas interativas para outras mídias, encontrando um sucesso absurdo nos games e foi neste ambiente que o conceito foi potencializado e explorado à exaustão. Jogos de grande sucesso como “Indigo Profecy“(Playstation 2) e “Heavy Rain“(Playstation 3), que, com histórias próprias e possibilitando o usuário a influenciar os desfechos fizeram bastante sucesso entre os gamers. Além das histórias próprias, alguns desenvolvedores aproveitaram o sucesso de universos com uma fanbase já consolidada e produziram games com o conceito da interatividade, como por exemplo, “The Walking Dead” e “Game of Thrones“, ambos da Telltale.

 

 

Alguns exemplos de jogos da Telltale. Pode-se perceber que eles são separados em episódios e temporadas.

 

A Telltale Games é uma empresa especializada em jogos do gênero e todas as produções da desenvolvedora exploram a ideia da narrativa interativa. Ela é a responsável pelas adaptações de Game of Thrones e The Walking Dead, mas além destes, tem uma série enorme de jogos neste estilo. Alguns de criação própria, como Puzzle Agent e The Wolf Among Us, mas diversas explorando universos já consolidados. A empresa tem games envolvendo personagens e franquias já conhecidas, como Batman, Guardiões da Galáxia, Jurassic Park e De Volta Para o Futuro. A empresa foi fundada em 2004 e hoje é referência e o principal nome no ramo. O conceito de fazer “histórias jogáveis” é levado tão a fundo dentro da empresa que seus games são lançados no formato de episódios.

Hoje, na era dos smartphones, existem muitas pequenas desenvolvedoras, incluindo a Telltale, que produzem aplicativos do gênero, alguns, inclusive, retomaram a ideia clássica de serem completamente baseados em texto, como é o caso de The Great Tournament, um jogo em que você vive a história de um garoto na idade média, que inicia como escudeiro até se tornar um cavaleiro para vencer o maior torneio da história do reino. O jogo ainda tem elementos de RPG. De acordo com suas decisões o seu personagem se desenvolve mais sábio, mais forte, mais rápido e mais inteligente, e estes atributos contribuem para algumas das suas decisões darem certo ou não. Uma rápida busca na playstore e você encontra milhões de games neste formato, a grande maioria baseados em texto, então não exigem um smartphones muito potentes.

 

Tela da PlayStore do jogo The Great Tournament, ele é de graça e roda em praticamente qualquer aparelho

 

Este conceito já foi, inclusive, explorado no YouTube, como é o caso do vídeo abaixo, que trata de um produção universitária que exemplifica bem como funcionam as narrativas interativas. Você acompanha a história e de acordo com sua decisão, clica em um vídeo diferente e acompanha o desfecho escolhido.

 

 

Ao se dar conta do potencial das narrativas interativas aliados com o poder de sua plataforma, a Netflix resolveu entrar no ramo, com duas produções infantis, “Gato de Botas: Preso num Conto Épico” e “Buddy Thunderstruck: A Pilha do Talvez”. A empresa dá ao entender que vai entrar de leve neste mercado. 

Mas, mesmo entrando de leve, a adesão de uma empresa do porte da Netflix no ramo prova que o conceito atingiu um grande sucesso e já tem sua base de fãs consolidada. Principalmente quando se tratavam de games, eles sofriam preconceito do público, que diziam ser jogos para quem não tem bom equipamento, que esse tipo de produção nunca superaria as tradicionais e outras opiniões do gênero. Agora, com a Netflix dando maior visibilidade e ao apostando nisso, acaba confirmando que este tipo de produção já está consolidada.

 

Lida 229 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.