Economia

OMBUDSMAN: um novo olhar sobre a Economia

Um balanço do nosso aprendizado sobre o jornalismo econômico

Mel Quincozes, Thaís Montin e Victória Silva

Falar de Economia aparenta ser muito mais difícil do que realmente é. Isso porque, ao longo da história do jornalismo, o assunto, assim como a política, foi construído de maneira pouco acessível, sendo restrito a um público com mais entendimento sobre o assunto. Para os jornalistas, falar de economia pode ser mais do que o tedioso exercício de traduzir o “economês” – e foi isso que tentamos fazer neste semestre.

No decorrer do semestre, optamos por dar um novo olhar à Economia, ainda tão engessada e distante da maioria dos leitores. Para mudar esse quadro, de termos ininteligíveis e principalmente muitos números, fomos atrás de cases e temas mais próximos do dia a dia do cidadão comum, como o pedágio, as bebidas (café e cerveja), a alimentação e, por que não, a sustentabilidade.

Procuramos também dar um olhar especial a casos de pequenos negócios, como a Casa da Traça, brechó de Porto Alegre, o tuk-tuk de cervejas artesanais Macuco, o salão de beleza de dona Margarida, e a Darvami, loja de produtos tradicionalistas – todos exemplos de iniciativas que movimentam a economia local e estimulam a ocupação de espaços da cidade.

Além de tudo isso, trouxemos uma visão de empreendedorismo importante para o momento econômico atual, para mostrar que, mesmo em época de crise, é possível crescer. É o caso de Sérgio Rodrigues, empresário que criou os tapumes ecológico e mostra que, embora a fase não pareça tão boa para os negócios, ideias inovadoras sempre possuem espaço. A entrevista com Clóvis Althaus Júnior, proprietário da Café do Mercado, também apresenta os principais desafios de se inserir em um mercado de nicho.

Por dar um enfoque especial às histórias, de maneira geral, acabamos deixando de lado alguns dados e números que poderiam melhor contextualizar os assuntos tratados sob o viés da economia. O tempo limitado para contatar as fontes, apurar as informações e realizar todas as demais tarefas da rotina da redação resultou em matérias menos profundas do que o desejado. Inicialmente um desafio, a Beta Economia acabou sendo um grande aprendizado de que tudo isso “faz parte do jogo”. São obstáculos enfrentados por jornalistas em outras redações, mas tratam-se de um exercício necessário.

Lida 779 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.