Economia

OMBUDSMAN: Opinar é instigar o nosso melhor

A premiada opinião da Beta Redação, Sobre picolés e batatas fritas, traz uma abordagem criativa para tratar a crise econômica que assolou o Brasil neste ano. Geralmente, os artigos de opinião a respeito do assunto têm caído no senso comum, de criticar o sistema, o governo, a crise política etc. Poucos foram os textos otimistas que foram escritos nesta época.

Sair do ponto de vista comum e cômodo, trazer histórias curiosas que obtiveram sucesso em momentos críticos da humanidade e aproximá-las do leitor facilita a compreensão do que devemos fazer quando o assunto é crise.

Além disso, opinar sobre economia é sempre um desafio, visto que o tema é pouco familiarizado com os leitores devido a tantos termos técnicos. Iniciar o texto com exemplos comuns a todos foi uma abordagem para prender a atenção dos leitores. Duvido que você não tenha associado outros tipos de crise que fazem parte da vida humana com a crise econômica do país.

Outro aspecto que se destaca positivamente foram os cases de sucesso trazidos para ilustrar as oportunidades que surgem em meio aos momentos difíceis. Quem não gosta de picolé num dia tórrido de verão? Você sabia que ele havia surgido em meio ao inverno da recessão norte-americana? E as batatinhas fritas, difíceis de resistir no happy hour com os amigos, no à la minuta ou para acompanhar um hambúrguer? Opinar é também informar e trazer alternativas. E, acima de tudo, opinar é instigar o nosso melhor.  

Lida 565 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.