Economia

OMBUDSMAN: O que será da Beta Redação?

Vamos direto ao ponto: a Beta Redação é uma aposta ousada. Em minha opinião, esse projeto de conteúdo jornalístico, com material produzido por estudantes da Unisinos, está norteado pelos sentimentos dúbios de euforia e apreensão.

É por isso que cito o portal ainda como um projeto: queremos que ele se torne algo concreto, mas sabemos que o caminho será composto por diversos desafios, como apurar e redigir notícias de qualidade em um espaço relativamente curto de tempo, produzir conteúdo de acordo com a demanda da internet e opinar sobre temas com os quais, comumente, não temos familiaridade.

O próprio fato de eu, uma pessoa que tão pouco entende sobre economia, estar me colocando em uma posição analítica é a prova de que o objetivo primordial da Beta é a experimentação. Consequentemente, será um caminho de imprevisibilidade composto de erros e acertos.

Mas é aí que está o grande trunfo da Beta: através da prática será possível atingirmos um nível maior de competência jornalística. Em uma primeira análise sobre a Editoria de Economia, estou otimista. Acredito que a própria crise do Rio Grande do Sul promete pautas interessantes, que merecem ser discutidas.

Temas como a sobrevivência apesar da crise e, em contraponto, o crescimento na crise – empreendedorismo – estão presentes na lista de pautas e penso que são bem pertinentes. Mas é a apuração que vai definir a posição dessas notícias entre relevantes ou não. Os dados precisam ser expressivos e as entrevistas, significativas.

Penso também que, apesar do enfoque regional, a Beta Redação não deva ficar restrita às pautas ligadas ao Estado. Sim, precisamos ter um espaço de abordagem para os temas daqui, mas por que não aproveitar o espaço na web para discutir pautas de maior alcance?

É preciso ousar, procurar por fontes inéditas ao redor do globo, conversar com especialistas de áreas diversas, abordar temas recorrentes através de um olhar diferenciado. E o mais relevante: fazer isso de uma maneira que estimule o engajamento do público leitor.

Por fim, reitero a importância de abrirmos nosso olhar para os temas que costumam passar despercebidos na grande mídia. Por exemplo: o que acontecerá com a economia no Brasil em caso do impeachment da presidente Dilma? O dólar chegará a R$ 4,00? Quais são as indústrias que mais movimentam capital na atualidade?

Diante desses questionamentos, deixo aqui minha expectativa: que a Beta Redação seja um espaço para analisar o presente e questionar o futuro da economia, seja em nossos municípios de origem, no Rio Grande do Sul, no Brasil ou no mundo.

Lida 787 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.