Sigamos os números para fazer bom Jornalismo
Grupo 3 analisa Beta Redação da editoria de Economia
Dentro do grupo três, decidimos escolher o que cada um julgou ser a melhor entre suas matérias para gravar nosso ombudsman. Fabiano Scheck – cabe dizer que das dez matérias mais lidas da Beta Economia, três eram dele, sendo uma a primeira mais lida de toda a Beta Redação nos últimos três meses – escolheu sua matéria sobre os jovens empreendedores que criaram na Unisinos a carteira dobra. Fininhas e feitas de um material diferenciado, as carteiras já estão circulando por todo o Brasil, com fãs ardorosos, inclusive. Roberto Caloni decidiu falar sobre sua matéria do grupo que criou o selo Freeda, uma marca que garante que empresas de diferentes setores tenham passado por um treinamento sobre diversidade sexual e de gênero. Roberto conseguiu trazer para a Economia assuntos sociais como, além da Freeda, a reportagem sobre o Workroom, primeiro bar drag de Porto Alegre. A repórter Carolina Schaefer trouxe alteridade para a Beta Economia também com pautas sociais como a das bolsas ecológicas, que trazia o tema da sustentabilidade, e do restaurante Tibet, que além de mostrar o negócio do tibetano Ogyen, contou sua bela história de vida.

Fabiano, Vinícius, Carolina e Roberto. FOTO: ANDERSON HUBER
Os três repórteres e o editor – este que vos escreve – aprenderam neste semestre que a editoria de Economia é vital para a circulação de qualquer veículo de mídia, seja ele da plataforma que for. Saímos da Beta Economia sabendo que por mais que jornalistas tentem fugir dos números, é impossível criar boas manchetes sem eles. Contudo, levamos mais do que isso. Aprendemos que é possível, mesmo tratando de economia, números e bases de dados, contar boas histórias.
Fizemos isso ao longo do semestre e, com os feedbacks dos beta-professores, crescemos muito. Com certeza, veremos os “números” de forma diferente depois dessa disciplina. Como disse Mariana Segala, sigamos os números para fazer bom Jornalismo.
- Publicado em: 21/06/2017
- Palavras chave:
Grupo, parabéns por garimpar e encontrar uma riqueza de cases, com histórias de vida e inovação muito interessantes! Tomara o eixo de empreendedorismo e inovação possa inspirar vocês nas escolhas profissionais! Beijo da profe