Economia

OMBUDSMAN: A novidade (e o que se espera dela)

Foi dada a largada. Depois de anos aprendendo sobre técnicas de apuração, escrita e edição, chegou a hora de colocá-las em prática. Como cobaias de um novo projeto, todos saímos sem norte, tentando entender o que viria pela frente.

A ideia é simples: alunos encarregados de produzir, editar e comentar conteúdo em um ambiente de redação. Para alguns, a primeira oportunidade de pôr em prática aquilo que vêm aprendendo; para outros, a última chance de ter o suporte dos professores na realização das tarefas. De toda forma, uma experiência pioneira.

O tempo de maturação foi de três semanas. Conversas com profissionais da área, reuniões de pauta e repetidas explicações formam a base do que agora chamamos de Beta Redação. Ela funciona como uma prévia do que nos espera ao fim do curso.

Talvez por isso, a adaptação tenha sido um pouco complicada. Muitos não entenderam a proposta de início e a excitação deu lugar à dúvida. Prazos, afazeres e muita apuração entraram na agenda dos agora repórteres. Ainda assim, todos se saíram bem no planejamento das atividades para a semana seguinte.

Em reunião inicial, foram expostas as pautas e fontes. A conversa fluiu de forma orgânica, sem diferenciações e com todos ajudando, contribuindo para fazer desta uma redação real. O ritmo de trabalho é similar ao dos demais lugares, com muitas vozes e barulhos de teclado ao mesmo tempo.

A novidade ainda deixa uma ponta de incerteza – não se pode prever como a Beta será. Apesar disso, o profissionalismo é indiscutível. Sala cheia na segunda-feira à noite para abordar economia das mais diversas formas. Editoria das primeiras publicações no site, é nela que se encontram temas cotidianos, como a crise por que o Brasil passa atualmente e as alternativas para contorná-la.

No geral, economia é uma das bases de uma nação, de uma sociedade. Aqui não é diferente. Sendo esta a linha de frente do projeto, coube aos responsáveis por ele se inteirar de suas especificidades. Com as várias fontes entrevistadas e a pesquisa realizada, os diferentes rumos desse tópico foram evidenciados ao longo das matérias e comentários.

A economia se une a cultura, esporte, geral e política para garantir ao leitor/usuário uma experiência completa. Se une também aos diversos olhares daqueles que produzem conteúdos para este site e à capacidade de traduzi-los em vídeo, foto e texto. Resta não deixar que a ânsia pelo novo dê espaço à monotonia da rotina.

Lida 817 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.