Política

OMBUDSMAN: A internet reverbera

Além de apurar informações com as fontes através de diferentes meios, sejam eles os telefones de cada ilha da redação ou quaisquer outros, já é recorrente na Beta Redação um outro foco. Os olhares de nossos repórteres fixam cada vez mais nas redes sociais, acompanhando a repercussão de temas que acreditamos que necessitam reverberar. O Facebook e o Twitter são fontes de onde jorram fontes – com a licença poética e o perdão da redundância -, onde qualquer decisão política que gere polêmica ou seja passível de discussão – como todas são – faz pipocar comentários que nos ajudam a entender as notícias e a maneira como são recepcionadas.

Na matéria “Luciana Genro comemora pesquisa nas redes sociais”, do repórter Diogo Rossi, mais um exemplo do olhar pelas redes sociais. Referente à pesquisa divulgada pelo Correio do Povo e realizada pelo Instituto Methodus sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre no próximo ano, a matéria traz a reação dos personagens que se manifestaram nas redes sociais – no caso, a ex-candidata à presidência Luciana Genro (PSOL) e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que sequer é candidato ao cargo de prefeito.

Ainda que as manifestações dos demais personagens da pesquisa pudessem garantir um olhar mais amplo ao resultado divulgado – do jeito que está montada, a matéria pode até enganar, já que o próprio título coloca em foco a manifestação da candidata Luciana Genro -, o texto é interessante para nos fazer refletir sobre o papel das notícias aqui feitas. Jornalismo é informação; repercussão também pode ser. Ainda que estejamos ligados aos diferentes discursos de diferentes personalidades em nossas redes sociais, é importante notarmos que nem sempre vemos o todo. Nosso trabalho também começa por aí.

Nesse fluxo de discursos, frutos de diferentes ideias e ações, é nossa função organizá-los e dar-lhes sentido. Assim mesmo, como uma grande hashtag, juntando as migalhas – ao menos as com maior valor dentro do tema – em uma página do nosso portal. É uma embalagem diferente, mas que tem aparecido com frequência em diferentes veículos. E cabe a nós, além de tentar inovar, também reproduzir o que achamos que funciona.

Lida 558 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.