Cultura

Oficinas do Museu de Arte de Montenegro iniciam na segunda-feira

betaredaçao-cultura-museu de arte - oficinas

(Foto: Arquivo Museu de Arte de Montenegro)

Com as inscrições encerradas no dia 24 de março, o Museu de Arte de Montenegro (MAM) se prepara para receber os 22 alunos das oficinas gratuitas de arte que iniciam em 4 de abril. As aulas acontecem nas segundas-feiras à tarde e nas terças-feiras de manhã e à tarde. As vagas foram abertas para crianças e jovens com idade entre 10 e 14 anos e que tivessem, de preferência, interesse e afinidade com artes visuais, pintura, escultura e desenho.

O MAM pertence à Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural (DIPAHC) e fica dentro da Estação da Cultura, antiga Estação Ferroviária da cidade. O complexo também conta com o Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüller, o Arquivo Histórico e Geográfico Municipal Maria Eunice Kautzmann e o Museu Digital.

Segundo a diretora da DIPAHC, Maria Izabél Vargas da Silva, o MAM possui um acervo de quase 500 obras de arte, entre elas pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias. Grande parte é assinada por artistas montenegrinos, com destaque para Ênio Pinalli. No local também estão expostos trabalhos de artistas nacionais e até de outros países.

betaredaçao-cultura-museu de arte - acervo

Acervo do museu. (Foto: Arquivo Museu de Arte de Montenegro)

Além da diretora, três servidores municipais e uma estagiária de Artes Visuais trabalham no espaço. O principal objetivo da equipe é dar visibilidade aos artistas, destacando os aspectos técnicos, estéticos e históricos de suas obras. O grupo também promove oficinas, cursos e seminários.

Saiba mais

O Museu de Arte de Montenegro foi inaugurado em 19 de dezembro de 2008. No entanto, antes dessa data, o local era chamado de Pinacoteca Ênio Pinalli. “Esta instituição havia sido criada a fim de prestigiar o artista montenegrino de mesmo nome e divulgar o trabalho de todos aqueles que se dedicaram nas várias modalidades, em especial dos artistas da nossa terra”, complementa a diretora. Em 1º setembro de 2008 foi criada a Lei nº 4.940, determinando que o acervo da pinacoteca já existente passasse a se integrar ao novo museu. A partir de então, vários artistas de prestígio regional e nacional realizaram doações de suas obras ou acervos particulares, como Érico Santos e Danúbio Gonçalves. “Portanto, ele completa oito anos em 2016. Se considerado o tempo desde a criação da Pinacoteca, seriam 27 anos de incentivo e divulgação da arte no município”, ressalta Maria.

 

betaredaçao-cultura-museu de arte - exposição

Exposição realizada no MAM em 2015. (Foto: Arquivo Museu de Arte de Montenegro)

Estrutura

A Estação da Cultura  conta ainda com biblioteca, acervo, memorial da estação, salas de reuniões, ateliers e um café, que no momento está desativado.

O prédio principal da Estação, onde está localizado o Museu de Arte, ocupa uma área de 858 m². Em três andares estão distribuídas quatro salas para exposições e, no subsolo, duas para ateliers de arte e oficinas de teatro.

Segundo a diretora, o objetivo dessas oficinas é oferecer aos participantes a construção de conhecimentos estéticos, troca de experiências e a produção de trabalhos, além do envolvimento com o mundo da arte. “Mostramos às crianças e aos jovens a importância da restauração, do cuidado com os prédios históricos, com os documentos e objetos antigos. Explicamos quais são os procedimentos do restauro de documentação e no Museu de Arte visitamos as exposições, conhecemos a reserva técnica, os procedimentos para guardar uma obra de arte e como é realizada uma exposição”, explica.

As oficinas de arte oferecidas pelo museu sempre ficam a cargo dos estagiários. Atualmente, são ministradas por Alana Viegas Steigleder, graduada em Artes Visuais pela Feevale.

betaredaçao-cultura-museu de arte - oficina

Aulas buscam integrar crianças no mundo da arte. (Foto: Arquivo Museu de Arte de Montenegro)

“As aulas são planejadas em caráter de projeto. Ou seja, inicialmente está previsto o trabalho com o desenho e a gravura, mas a continuidade com outras técnicas será proposta de acordo com as respostas, questionamentos e vontades manifestadas pelos próprios alunos ao longo das aulas”, conclui Maria Izabél.

VISITE

Museu de Arte de Montenegro (MAM)

Local: Rua Osvaldo Aranha, 2215.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Oficinas: segundas-feiras à tarde, das 13h30 às 15h30, e terças-feiras de manhã e à tarde, das 9h30 às 11h30 e 13h30 às 15h30.

Telefone: (51) 3632-1987.

 

Lida 738 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.