Economia

O crescimento do setor fitness no mercado econômico

Empresários investem em produtos fitness e academias que geram lucros de forma rápida

O cenário atual do mercado fitness no Brasil é excelente. O país é o 2° maior em faturamento no segmento de academias e consumo de produtos fitness na América Latina, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil). Inclusive, o mercado brasileiro de fitness passou de 4 mil academias em 2000 para mais de 22 mil em 2012. Hoje, o setor movimenta US$ 2,3 bilhões.

Muito mais que em academias, o investimento é também em produtos fitness, suplementos, roupas e até equipamentos para treinar em casa. Uma das empresas que vêm crescendo cada vez mais é a franquia Armazém da Vida, empresa gaúcha que vende suplementos alimentares, vitaminas, minerais e alimentos funcionais. O crescimento de vendas de suplementos vem sendo muito significativo. “A busca por um corpo definido e uma melhor qualidade de vida é o que impulsiona este crescimento”, destaca Karina da Silva, gerente do Armazém da Vida.

A empresa, com produtos testados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existe desde de 2005, e já soma oito lojas, em Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo.

O Armazém da Vida possui uma grande quantidade de produtos naturais e fitness para quem faz academia ou apenas deseja ter uma vida saudável. Dentre os mais vendidos estão os suplementos alimentares e vitaminas, Whey Protein, Bcaa, Creatina, termogênicos, barras de proteína, hipercalóricos. É possível dizer que a maior procura é por suplementos alimentares que tenham uma mudança rápida no corpo. Aliás, geralmente quem começa academia procura alguma vitamina que faça efeito de curto prazo para a mudança do corpo.

De acordo com a gerente Karina, as lojas têm um faturamento anual de R$ 2 milhões. “Antes, a atividade física era somente para manter uma boa forma, mas hoje o público está mais voltado para o bem-estar e principalmente para o combate das doenças como obesidade, hipertensão e até diabetes”, relata.

O sócio-proprietário da academia Life Fit Club, em São Leopoldo, Andrius Ferreira, de 27 anos, decidiu investir no ramo e abriu o negócio há 3 anos. Desde o início, mantém um nível estrutural de equipamentos e um estabelecimento confortável e com uma boa equipe.

Formado em Educação Física, ele afirma ter uma maneira particular de gerenciar a academia, uma vez que trabalha há muito tempo na área e passou por diversas academias antes de ter a sua.  “Tenho um método de gestão de equipe que estimula a performance de todos os envolvidos, procurando estar sempre muito próximo, auxiliando nas dificuldades e estimulando a capacitação”, conta.

Tais fatores contribuem para o sucesso da academia. Para um bom faturamento, os sócios contam com um capital de giro e para isso possuem estratégias que garantem um controle financeiro. ‘’Garantimos ao longo desse tempo a saúde financeira com um controle rigoroso de gastos e nos prevenindo de possíveis oscilações de alunos em períodos em que normalmente temos uma queda um pouco maior”, afirma Andrius. O lema é “ter aluno o ano todo” e, para isso, eles investem em promoções e marketing para garantir que isso aconteça.

A ACAD garante que são mais de 30 mil academias e quase 8 milhões de alunos no país. A alimentação fitness acompanhou esse crescimento e também ganha destaque entre os fãs de exercícios.

 

 

Lida 3006 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.