Economia

Troca de pontos oferece benefícios e dá folga ao bolso

Programas de descontos e cortesias ganham força em meio à crise financeira

Em tempos de recessão, todo mundo pensa em economizar e guardar um pouquinho de dinheiro. Eis que surge uma nova moeda: a troca de pontos por produtos e serviços, com desconto ou até gratuitos. Existem muitas empresas que oferecem esse tipo de benefício. Os produtos e os serviços que podem ser adquiridos são os mais variados: vão desde ingressos de cinema até passagens áreas. Esse novo tipo de compra tem sido bastante valorizada pela sociedade, que vive um momento de crise econômica e contenção financeira. Com a novidade, não é preciso desembolsar qualquer quantia para ter algumas horas de lazer. Quer ver?

 

ezgif.com-03

 

A jornalista Fernanda dos Santos Vaz, 30 anos, usa todos os programas que possam render benefícios a ela e a sua família. Entre eles estão alguns já conhecidos, como KM de Vantagens do posto Ipiranga e os pontos Multiplus – que convertem o valor da fatura do cartão de crédito em milhas, que podem ser trocadas por passagens de avião. Além deles, os cupons de desconto de Uber e Cabify fazem parte da rotina de Fernanda. “O que mais utilizo é em restaurantes e cupons para carros particulares. Como passei por uma gravidez recentemente, usei quase toda semana os descontos em clínicas para exames e em farmácias, que provinham de cartões de supermercado e do plano de saúde do qual sou conveniada”, conta.

Mas você deve estar se perguntando: essas trocas são realmente vantajosas? Fernanda responde: “Já economizei quase R$ 100 em uma ecografia, por exemplo, e minha última viagem foi toda paga com programa de milhagens. Essa foi a maneira que encontrei de continuar consumindo as mesmas coisas sem diminuir o padrão de vida, com certos confortos, em meio à crise.” Ela avalia: “Não que o salário tenha baixado por aqui, mas parece que tudo encareceu e, ao mesmo tempo, vemos a necessidade de fazer reservas e estar sempre preparados financeiramente”.

Ainda não está convencido de que os pontos são realmente vantajosos? Afinal, tudo provém de algum gasto, como supermercado e um valor mensal que se paga pelo plano de saúde. Mas não só disso são feitos os programas de pontos.

 

ezgif.com-01

 

A estudante Bruna Costa Fernandes, 24 anos, utiliza a troca por meio de um site de cupons de desconto, onde paga muito menos por um serviço ou produto que normalmente é fora da sua realidade financeira. Além disso, Bruna utiliza as vantagens que sua operadora de celular lhe proporciona, transformando toda a conta de telefone paga em pontos para troca de benefícios. “Os ingressos de cinema saem de graça e tornam a ida a esse tipo de entretenimento mais possível. O cinema é bom, o filme melhor ainda, e além disso ganho pipoca e refrigerante por conta da minha operadora. Vale muito!”

Além dos programas de fidelidade, existem também os cupons que garantem descontos em alguns serviços que amamos, mas que só de ver o preço já torcemos o nariz. Quer um exemplo? Que tal um café colonial em Gramado?

ezgif.com-04

 

Bruna comprou um cupom dessa refeição mais do que especial. “Fica mais em conta ir tomar café colonial em Gramado utilizando os cupons, porque sai muito mais barato. Posso então usar o dinheiro em outros lugares, comprar lembrancinhas para a família, ou até mesmo passear em alguma outra cidade. Sempre fico procurando lugares onde posso encontrar mais descontos, onde trocar, se eu posso ganhar e como usar. É extremamente vantajoso”, comemora.

Ainda não se convenceu?

ezgif.com-02

Então conheça Mayara Comini, uma estudante de 25 anos que só sai de casa se não tiver que desembolsar dinheiro algum. E olha que ela sai bastante!

“Quando saio, utilizo exclusivamente os cupons que ganho em promoções de sites de vendas, de operadoras de celular e de aplicativos, como o Mobo e Cuponeria. Já jantei em restaurante chique sem ter que tirar a carteira da bolsa e foi ótimo! A partir de então comecei a notar que muitos lugares trabalhavam com descontos ou cortesias pelos aplicativos de celular.” Mayara acrescenta: “Estabeleci uma meta: só saio se não tiver que gastar um centavo! Afinal, a vida não está fácil para ninguém, e cada vez se torna mais difícil ter um tempo de lazer ou curtir uma boa refeição”.

Sobre isso, Mayara reflete sobre quanto custa manter a mente sã: “Muitas vezes a gente tem um dia difícil no trabalho, está com problemas pessoais ou simplesmente acordou com o pé esquerdo. Com a atual situação da economia e com o salário médio que o brasileiro ganha, só assim para conseguir desopilar um pouco. Se não tivermos esses momentos de lazer, vamos enlouquecer. É importante desfrutarmos de momentos bons sem nos preocuparmos com o quanto estamos gastando. Por isso, quando estou em um dia difícil, vou correndo para os aplicativos procurar alguma vantagem, e o mais incrível é que sempre tem algo legal para fazer sem gastar nada”, finaliza.

E então: está convencido? A missão agora é organizar a busca e aproveitar essas vantagens.

ezgif.com-05

 

Lida 111 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.