Esporte

Natação contribui para o desenvolvimento infantil

Desenvolvimento muscular, coordenação motora e socialização. Estes são alguns dos benefícios da natação em crianças. Mesmo com poucos meses de vida, os pequenos já podem ingressar nesse esporte. Mas fique atento: o recomendado é que a atividade passe a ser praticada a partir dos seis meses de idade, após a aplicação de todas as vacinas.

Segundo a professora de natação da Unisinos Luciana Lunkes, até o primeiro ano de idade as atividades têm cunho recreativo e auxiliam no desenvolvimento muscular dos bebês, além de promover a socialização. “Essas atividades vão surtir grande efeito a partir do momento em que eles começarem a engatinhar e sentar. Na parte da socialização, o contato com outras crianças, promovido durante as aulas, auxilia bastante neste aspecto. Tudo depende de como o professor organiza a turma”, comenta.

O tempo de prática varia conforme a faixa etária. Em bebês, vai de 25 a 30 minutos. Para quem tem entre quatro e seis anos, a média é de 45 minutos. Nesta idade começam a ser aplicadas as práticas da natação como esporte (o mergulho, por exemplo).

A natação não tem contra-indicação. Mesmo em casos muito específicos, em que a criança possua graves problemas respiratórios ou de visão, o esporte só é contra-indicado depois de verificada a não-adaptação da criança, de acordo com a professora da Unisinos..

O investimento na saúde do seu bebê varia de acordo com a instituição em que você quer matriculá-lo. É um clube, uma academia? É em um local onde você é associado? Todas estas variantes vão influenciar no valor que será cobrado. Em academias da Capital, por exemplo, o valor varia entre R$220 e R$280 por mês, com aulas duas vezes por semana. É uma média que pode variar de acordo com o que já foi apresentado. Faça as contas e veja que vai valer a pena.

A professora de natação para crianças Dulce Rodriguez explica os níveis da atividade. Confira:

Reportagem: Cíntia Richter, Diovana Dorneles e Jacson Dantas.

Lida 795 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.