Cultura

Musical Filmes: atração cultural é apresentada por alunos de Ivoti

"Filmes" traz releitura de clássicos do cinema, com performances de danças, teatro, coral e orquestra

Filmes

“Filmes”: musical reúne diferentes grupos artísticos do IEI. Foto: Xiru Sander

O município de Ivoti, localizado na encosta da Serra Gaúcha – a cerca de 50 km de Porto Alegre -, é um centro cultural efervescente. No Instituto de Educação Ivoti (IEI), escola da Rede Sinodal, está sendo oportunizado aos alunos participar de grupos de Dança, Teatro, Coral e Orquestra. Foi a partir de uma fusão interdisciplinar entre todas essas turmas que nasceu o musical Filmes.

Envolvendo crianças matriculadas nos Anos Iniciais, o espetáculo reúne variadas performances artísticas que relembram desde clássicos, como Titanic, Matrix e Cantando na Chuva, até sucessos mais recentes, como Harry Potter, Frozen e Malévola.

Os arranjos musicais são embalados pelos acordes da Orquestra Sinfônica Jovem Ivoti. Para integrar a parte cênica com as danças e músicas, os alunos tiveram que realizar diversos ensaios ao longo do ano. A primeira apresentação oficial ao grande público ocorreu no dia 29 de agosto, no Auditório da instituição e a segunda performance já tem nova data agendada: dia 9 de novembro, às 20h08.

Nasce um Musical

Filmes envolveu não apenas os alunos do IEI, mas também vários professores. A coordenação foi feita pelos docentes Edmar Galiza, Arthur Felipe Moreira De Mel, Juliana Hofstaetter Gaelzer e Ane Maria Schmoekel.

Conforme Galiza, a concepção do Musical surgiu como iniciativa dos alunos do Teatro. “Eles idealizaram, pensaram nas possíveis músicas e danças”, explica. Foi necessária muita dedicação da turma para que tudo entrasse em perfeita sincronia. “Os ensaios foram desenvolvidos entre os meses de março e setembro de 2016”, conta o professor.

Para desafiar ainda mais os jovens, a produção trouxe canções interpretadas não somente em português, mas também em inglês e francês.

Trabalhos musicais, porém, não são novidade no IEI. Galiza recorda que, em 2013, um dos grupos teatrais da instituição fez uma adaptação de “Os Miseráveis”, clássico da literatura escrito por Victor Hugo em 1862. Na ocasião, a releitura de uma das produções mais aclamadas do West End reuniu 80 jovens atores, cantores e músicos.

Canções bem conhecidas do musical, como “I Dreamed A Dream”, “At The End Of The Day” e “Castle On a Cloud” foram interpretadas em português, ao som da Orquestra Sinfônica Jovem.

O envolvimento dos pequenos

Uma das propostas dos grupos artísticos do IEI é que as raízes culturais sejam desenvolvidas nos alunos desde a infância. Foi por isso que Filmes também teve participação de pequenas “estrelas”. Elas revelam como foi e o que acharam de participar de um espetáculo de tamanha magnitude.

Larissa

 

“Os meus pais falaram que (a apresentação) foi muito legal. Eles gostaram bastante e queriam que as pessoas pudessem assistir mais vezes os nossos musicais”.  Larissa Dhein – 10 anos, 4° ano. Participou pelo Teatro e Coral.

 

 

 

“Eu fui a Malévola no Musical e acho que melhorei bastante com a minha atuação, porque ensaiamos muito. Ainda lembro das falas”. Melissa Inda dos Santos – 9 anos, 4° ano. Participou pelo Teatro e Coral.

 

 

 

natalia

 

 

Teve alguns ensaios curtos e outros mais demorados. Mas a apresentação foi muito legal”. Natália Finger Bockorny – 6 anos, 1° ano. Participou pela Dança e pelo Coral.

 

 

A vice-diretora do IEI, Vera Kern Hoffmann, ressalta que reunir alunos do 1º ao 5º Ano, além de grupos que envolvem jovens de diferentes idades para a produção de um musical, foi desafiador. De acordo com ela, foram necessários vários ensaios para que todos conhecessem os momentos de entrada em diferentes cenas, coordenando danças e músicas.

Já o resultado final, sem dúvidas, foi motivo de orgulho para toda a comunidade escolar.

Serviço

O que: Musical Filmes

Quando: 9 de novembro, às 20h08

Endereço: Instituto de Educação Ivoti (Rua Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200 Ivoti – RS)

Entrada: R$ 5,00. (Na hora)

Lida 777 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.