Política

Lugar de mulher é na política

Ou onde ela quiser

Arthur Isoppo, Ariane Laureano, Dankiele Tibolla, Fernanda Bierhals, Mirian Centeno e Thais Ramirez

No episódio anterior, a Beta Redação entrevistou mulheres que se destacam na política no âmbito municipal, e mostrou como ocorreram seus processos de inserção no meio político. As vereadoras de Porto Alegre, Fernanda Melchionna (PSOL), e a Comandante Nádia (PMDB), falaram sobre suas trajetórias políticas como militantes, que iniciaram dentro de diretórios acadêmicos e grêmios estudantis.

Nesta edição, estaremos conhecendo aquelas que contradizem as estatísticas. Mulheres que venceram a barreira do âmbito municipal e conquistaram espaço na Assembleia Legislativa. Eleitas deputadas estaduais no Rio Grande do Sul, Miriam Marroni (PT), Zilá Breitenbach (PSDB) e Any Ortiz (PPS) são as entrevistadas neste episódio. Elas representam o empoderamento feminino na política e lutam para garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis.

 

 

Miriam Marroni

Primeira mulher a presidir a Associação dos Funcionários da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel). Foi vereadora por quatro mandatos em Pelotas. Em 2002, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputada estadual no Rio Grande do Sul, ficando como primeira suplente da bancada do PT. Em 2010 concorreu novamente e foi eleita deputada estadual, com a maior votação já obtida por uma candidata pelotense (45.450 votos). Foi líder do governo Tarso Genro na Assembleia Legislativa em 2011 e Secretária Geral de Governo em 2012. Nas eleições de 2014, voltou a ser eleita deputada à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com 39.409 votos.

Zilá Breitenbach

Zilá foi a primeira mulher eleita prefeita em seu município, Três Passos, no Rio Grande do Sul, no ano de 1996. Conquistou seu espaço na Assembleia Legislativa em 2006, tornando-se deputada estadual com 25.106 votos, estendendo seu mandato com as reeleições em 2010 e 2014. Foi líder da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Assembleia Legislativa no período de 2013 e 2014, tendo ocupado anteriormente esse mesmo posto durante o governo de Yeda Crusius.

Any Ortiz

Deputada, líder da Bancada do PPS na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Any Machado Ortiz é advogada, formada pela PUC/RS. Em 2012, aos 28 anos, com 5.940 votos elegeu-se Vereadora de Porto Alegre. Em 2014 elegeu-se Deputada Estadual com 22.553 votos.

Lida 491 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.