Política

Lugar de mulher é na política

Ou onde ela quiser

Arthur Isoppo, Ariane Laureano, Dankiele Tibolla, Fernanda Bierhals, Mirian Centeno e Thais Ramirez

Chega ao fim a série produzida pela Beta Redação que analisa a participação das mulheres na política, suas lutas e conquistas e como o gênero busca seu espaço na política brasileira. Dividida em três episódios, Lugar de mulher é na política entrevistou ocupantes femininas de cargos de relevância nas esferas municipal, estadual e federal. Mesmo eleitas com votações expressivas e responsáveis por inúmeros projetos, as mulheres ainda são subjugadas pelo meio.

“Na Câmara dos Deputados, essa convivência, me mostrou que de fato, não apenas comigo, mas minhas colegas deputadas também, têm sido várias vezes atingidas por palavras preconceituosas e por atitudes preconceituosas”, afirma a Deputada Federal Maria do Rosário (PT).

Atingidas por palavras e atitudes preconceituosas, elas são deixadas à margem nas escolhas das principais relatorias de projetos, presidências de comissões e espaço nas lideranças dos partidos.

Neste episódio, conheça a visão da senadora Ana Amélia Lemos (PP), e das deputadas federais, Maria do Rosário (PT) e Yeda Crusius (PSDB), representantes do empoderamento feminino na política, sobre como são sentidos os reflexos culturais de uma sociedade machista e sexista em que a violência de gênero pode ser percebida de maneira explícita dentro da política.

 

No primeiro episódio, a Beta Redação entrevistou mulheres que se destacam na política no âmbito municipal, e mostrou como ocorreram seus processos de inserção no meio político. As vereadoras de Porto Alegre, Fernanda Melchionna (PSOL), e a Comandante Nádia (PMDB), falaram sobre suas trajetórias políticas como militantes, que iniciaram dentro de diretórios acadêmicos e grêmios estudantis. Na segunda edição, conhecendo aquelas que superaram a barreira do âmbito municipal e conquistaram espaço na Assembleia Legislativa. Eleitas deputadas estaduais no Rio Grande do Sul, Miriam Marroni (PT), Zilá Breitenbach (PSDB) e Any Ortiz (PPS) foram as entrevistadas do episódio. Elas representam o empoderamento feminino na política e lutam para garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis.

 

 

 

 

Lida 549 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.