Cultura

LeiturAção aproxima escritor e estudantes em São Leopoldo

betaredacao-cultura-leituração (16)

Evento contou com a presença de todas as turmas do turno da tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Ostermann / Foto: Thiago dos Santos

Rodeado por crianças e pré-adolescentes, ele foi questionado: “Por que seus personagens são tão coloridos?”. A resposta veio acompanhada de seu sotaque pernambucano: “Porque nós vivemos em um país onde as pessoas são coloridas”. E foi nesse tom, tranquilo e animado, que o escritor e ilustrador André Neves conversou com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Ostermann em São Leopoldo na segunda-feira (28/09).

O papo faz parte do projeto LeiturAção, realizado pela prefeitura em parceria com escritores e ilustradores de diversas partes do país, e tem por objetivo aproximar os alunos da leitura, através da distribuição de livros e do ciclo de palestras com os profissionais de ilustração e escrita.

Segundo a diretora da escola, Mônica Regina da Conceição, o evento é uma forma de aproximar alunos e autor, o que acaba animando a instituição: “Os alunos se empolgam pela ilustração do autor, e conhece-lo de perto é muito interessante para o pessoal”.

betaredacao-cultura-leituração (7)

Foto com alguns livros de André na biblioteca da escola. O autor tem 19 obras publicadas, além de contribuir na ilustração de histórias produzidas por outros autores / Foto: Thiago dos Santos

Para Marcia Becker Nunes, professora de Língua Portuguesa da instituição, a ação incentiva os alunos no contato com os livros. “Os alunos contam as histórias dos livros, dramatizam. Os pequenos que não conseguem ler também contam as histórias”, conta.

Nascido em Pernambuco, no Recife, André vive em Porto Alegre, mas conta que quando era bem pequeno gostava muito de desenhar e, além disso, de ler, o que acabou influenciando na sua carreira. “A vontade de desenhar cresceu comigo e eu decidi desenhar, mas comecei desenhando, sem escrever. Então fui para São Paulo, estudei e comecei a fazer ilustração para livros, e hoje estou aqui.”

André também explica um pouco do trabalho de ilustração no Brasil

 

Confira o depoimento de André  sobre a oportunidade que o contato com os pequenos propicia.

 

Lida 900 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.