Esporte

Kangoo Jump é a nova modalidade queridinha das academias

Esporte vem crescendo no Estado e conta com escolas particulares exclusivas para a atividade

O mais novo esporte que tem feito a cabeça das mulheres gaúchas se chama kangoo jump. A modalidade consiste em um tênis diferenciado, equipado juntamente com um amortecedor que absorve 80% do impacto causado pela atividade física. O esporte é praticado principalmente no litoral gaúcho, mas já conta com escolas particulares na Região Metropolitana.

Fundada há um ano, a escola Kangoo Jumps de Canoas atende mais de 160 alunas de variadas idades. Segundo a professora, Elisiane Medeiros, conhecida como Elisy, a prática é benéfica pela alta queima calórica e por evitar lesões nas articulações. “A prática do kangoo jump tem muitos benefícios: além de absorver impactos, o kangoo auxilia na parte cardiorrespiratória e age no corpo como uma drenagem linfática, eliminando celulites, por exemplo”, explica. Vale ressaltar que a prática de atividade física sem acompanhamento de um Educador Físico pode ocasionar graves lesões.

Apesar de não ser um esporte exclusivamente feminino, Elisy não conta com nenhum representante do sexo masculino em suas aulas. Para ela, essa não é uma regra, mas sim um fator cultural. “Em São Paulo ou até mesmo fora do Brasil os homens participam tanto quanto  as mulheres. No Rio Grande do Sul você não vê os homens praticando o esporte. Aqui na nossa escola, as mulheres até incentivam os namorados ou maridos, mas eles não aceitam participar”, comenta.

Foto: Arquivo Pessoal

Escola Kangoo Jumps de Canoas participa de corrida em Balneário Camboriú. Foto: Arquivo Pessoal

Surgido na Europa há 23 anos, kangoo jumps é o nome de origem do esporte, que conta com cinco modalidades diferentes: kangoo run, kangoo dance, kangoo power, kangoo boxe e kangoo funcional.  No Brasil, a atividade surgiu há pelo menos oito anos. “O esporte foi pensado inicialmente como uma espécie de fisioterapia, com o intuito de auxiliar atletas lesionados, para que eles continuassem treinando e não fossem prejudicados nas competições”, aponta Elisy.

O preço médio de um kangoo é de R$1600. De acordo com a professora, o preço alto do equipamento reflete a falta de divulgação e conhecimento sobre o esporte. “O kangoo jump em si foi pensado como um esporte elitizado, nunca investiram em divulgação. Agora que vem ganhando um pouco mais de destaque e aparecem mais pessoas interessadas”, comenta.

A falta de conhecimento sobre o esporte foi uma das dificuldades encontradas por Elisy para abrir a escola. “Foi difícil começar algo, havia um certo preconceito. Ninguém queria me dar espaço, achavam que era modinha, e que não pagariam pelas aulas, as pessoas têm um certo receio com novidades. Insisti nas academias até receber espaço, aí fui pra rua, anunciei no facebook e comecei a dar aula nos parques, foi quando surgiram pessoas interessadas”, relembra.

Amanda Fragoso, 28 anos, pratica a atividade há um ano. Após conhecer mais sobre o esporte pela internet, a aluna virou praticante assídua. “É uma atividade que exige bastante, é cansativa, mas é ótima. É bem divertido poder participar das aulas, vale a pena”, opina Amanda.

Praticante de Kangoo Jump semanalmente há oito meses, Marcia Charão, 34 anos, não abre mão da atividade. “Acima de tudo, o kangoo é um esporte acolhedor. Estamos aqui e não nos preocupamos com as diferenças físicas umas das outras. Aqui somos todas iguais”, aponta Marcia.

Amanda e Marcia partilham do amor pela nova modalidade esportiva e não abrem mão das aulas. As duas compraram equipamento próprio e elegeram o kangoo como a melhor atividade a ser praticada. Uma hora/aula promete queimar até 800 calorias, além de tonificar pernas e glúteos. Com um design que chama atenção de muitos por sua singularidade, o Kangoo Jumps não é um patins, um sapato com mola ou um tênis que pula, mas um equipamento moderno de ginástica.

 

Lida 1843 vezes

Comentários

Um comentário sobre “Kangoo Jump é a nova modalidade queridinha das academias”

  1. Patrícia Fillmann disse:

    Amo fazer Kangoo, as aulas são divertidas e ao mesmo tempo bem puxadas.Estou fazendo aulas com a Elisy faz mais de dois anos, ela é uma profissional incrível sabe muito do esporte, transforma as aulas em momentos maravilhosos é quase uma terapia!!! A cada aula que passa amo mais o kangoo, é um vício uma paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.