Indústria mostra desempenho positivo no RS
O aumento de 1,2% do Índice de Desenvolvimento Industrial do RS ainda não é o suficiente para reparar prejuízos do setor
No fechamento do mês de março, o Índice de Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) aumentou 1,2% em fevereiro, comparado a janeiro. O setor industrial, que representa quase 18% do PIB do Estado, está em retração há dois anos, com recuo de 13,3%. As informações são da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Após quatro meses, índice industrial aumentou 1,2%. Foto: Alina Souza, Palácio Piratini
Desde outubro de 2015 o IDI-RS não apresentava crescimento. Em 2016, a indústria nacional teve a inédita terceira contração seguida. “A saída para a crise do setor passa pelo ajuste da economia brasileira, sobretudo a questão fiscal. É necessário avançar nas questões estruturais, retomar a agenda de reformas (tributária, trabalhista, previdenciária e política), reduzir os juros, entre outros pontos”, explica o presidente da Fiergs, Heitor José Müller.
Tais melhorias representariam uma recuperação cíclica, mas essa possibilidade ainda é bastante remota no curto prazo. A professora do programa de pós-graduação em Economia da Unisinos Juliana Ruffoni acredita que o dado seja positivo, mas que “ainda é preciso ter cautela na comemoração”.
Para o gerente de supply chain da SuperPRO Bettanin, Silvio Cesar Kraemer, a instabilidade do governo e do cenário econômico são impactantes nas vendas: “É hora de reduzir estoques e utilizar os passivos, mas manter a estrutura da equipe, já que o mercado de produtos de limpeza profissional está aquecido”.
- Publicado em: 06/04/2016
- Palavras chave: