Esporte

HIIT: treino intenso

Treino Intervalado de Alta Intensidade ganha cada vez mais adeptos

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O HIIT acaba sendo procurado pelos seus resultados. (Foto: @N3T1O)

 

Elevar a frequência cardíaca em no mínimo 80%, esse é o objetivo do High Intensity Interval Training (HIIT) termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. A prática ganha cada vez mais adeptos por ser rápida e mostrar eficiência.

O personal trainer, Douglas Zanella, explica que a técnica possui diversos métodos. “O treino de alta intensidade vai variar dependendo de alguns protocolos. Há treinos onde a pessoa pode fazer o exercício em 30 segundos e descansar 10, ou elaborar um circuito de 4 exercícios juntos, pode ser com peso ou sem. Mas, a proposta é sempre elevar a frequência cardíaca em no mínimo 80%”. A medição da frequência cardíaca pode ser feita através do aparelho frequencímetro ou pela percepção subjetiva de esforço do praticante feita por um profissional. A frequência cardíaca é calculada pela idade e tem percentuais de gastos energéticos, que vária para cada pessoa.

A professora de educação física, Renata Pardal, também afirma que o HIIT funciona. “Esse tipo de treinamento pode ser bem eficiente, pois engloba exercícios, muitas vezes em forma de circuito, em curto período de tempo mas com intensidade alta e chega-se no que chamamos de limiar de gasto calórico”. Sobre contra indicações do tipo de treino ambos os profissionais concordam que pessoas hipertensas ou cardiopatas precisam de uma atenção maior, pois não podem elevar tanto a frequência cardíaca. Além desses grupos, Renata destaca que idosos, grávidas e adolescentes também precisam de atenção “pois como toda atividade física, essa também pode ter contra indicação, não indicaria essa prática à pessoas com osteopenia, osteoporose ou com algumas restrições e adaptação de treino”.

O estudante de Educação Física, Matheus Bragatti, treina desde os 16 anos e hoje prática treinos de alta intensidade de 4 a 5 vezes por semana. “O primeiro ano que entrei na academia foi para sair do sedentarismo, não tinha um treino especifico, depois de um ano e meio que comecei a seguir um treino de alta intensidade mais sério”, diz. O tempo de duração de treino do Matheus varia de 30 minutos até 1hora. Os treinos de Matheus podem chegar a uma hora de duração, pois ele possui preparo físico adquirido pela frequência da prática. Douglas ressalta que a longo prazo a tendência é melhorar o condicionamento de quem treina. “Teu organismo vai se tornando cada vez mais forte, o que permite intensificar os exercícios”, ressalta.

Para os treinadores a presença de um profissional é importante na hora de praticar os exercícios por ter a possibilidade de errar ou algum movimento e por tratar de alta intensidade pode gerar lesões.

 

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