Geral

Fumar, ainda um prazer

Cigarro, cachimbo, charuto, narguilé: registros das diferentes formas de consumo

A Beta Redação mostra por meio de ensaio fotográfico as diferentes formas de consumo do tabaco. A curadoria de imagens buscou retratar o prazer que cada fumante disse ter durante o consumo de cigarro, cachimbo, charuto ou narguilé.

 

 

IMG_4709

Festas com a companhia do cigarro

 A jovem Larissa Darcie consome o cigarro desde muito cedo, quando começou a sair para festas por influência das pessoas  com  quem costumava estar. Hoje, aos 26 anos, fuma socialmente quando vai à festas no final de semana. A publicitária declara que seu único e preferido lugar para fumar e se divertir um pouco com os amigos é nas festas que frequenta. Foto: Amanda Cunha.

IMG_4738

IMG_4734

IMG_4735

   IMG_4787

No quarto, a meia luz, com o cachimbo

O cachimbo é composto por um recipiente que se chama fornilho, onde se queima o tabaco. Ele se liga a piteira, por onde se inspira a fumaça. O cachimbo é considerado por muitos um símbolo de status e também um boa fonte de prazer. É o que refere Flavia  Villas Boas, que  há dois meses  se apaixonou pelo cachimbo, apresentado pelo irmão mais velho, Vinicius Villa. Hoje, Flavia fuma semanalmente em seu lugar preferido: no quarto, com pouca luz, onde ela diz que consegue relaxar. Fotos: Amanda Cunha

IMG_4712

Charuto nas coleções e na roda de amigos

A história vem de muito tempo. Desde a chegada de Cristóvão Colombo, os índios já fumavam folhas de tabaco entrelaçadas. Um costume com mais de dois mil anos. Hoje os charutos são um vício para alguns. André Saraiva é um colecionador e amante dos famosos charutos cubanos. Aos 45 anos, o empresário é o que podemos chamar de aficionado pelo assunto. Ele possui uma das maiores coleções de charutos do Brasil. André começou a apreciar charutos depois  de  uma viagem à Lima, quando um amigo peruano ofereceu-lhe um pela primeira vez. A partir daí, ele começou a se interessar cada vez mais pelo assunto. Gosta de fumar com os amigos, seus parceiros de charuto. O grupo se reúne a cada duas semanas para conversar e experimentar novas iguarias. Mas a Beta Redação adverte: um charruto equivale a 20 cigarros. Por isso, quem fuma charuto ou cachimbo tem ainda mais propensão à doença pulmonar. Foto: Arquivo Pessoal.

IMG_4710

IMG_4764

 

Narguilé juntos, ou separados

O cachimbo de água da cultura oriental, mais conhecido como  narguilé, é utilizado para fumar tabaco aromatizado. De vários tamanhos e modelos (com 2 a 6 mangueiras) os narguilés fazem sucesso: atualmente, cerca de 212 mil brasileiros fazem consumo de tabaco utilizando esta modalidade. Muitas são as essências de frutas, e até diferentes tipos de tabaco que podem ser utilizados no aparelho. Os amigos Stephanie Scroback  e Pedro Vianna  se reúnem tradicionalmente para fumar narguilé desde os 15 anos.  Começaram por influência dos pais que, desde novos, já tinham essa cultura árabe em casa. Os lugares preferidos para experimentar as essências são em casa com a família ou amigos. Mas é preciso ficar ciente: o uso do narguilé equivale a 100 cigarros. Fotos: Amanda Cunha.

 

Lida 2057 vezes
  • Publicado em: 03/06/2016

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.