Esporte

Full Fitness Day para os estudantes

No sábado (27), o Full Fitness Day Unisinos reuniu estudantes e profissionais de Educação Física para atualização prática e teórica sobre temas ascendentes na área.

O sábado foi de muita chuva, mas nem o mau tempo afastou estudantes e professores de Educação Física do Full Fitness Day Unisinos, Campus São Leopoldo, Bairro Rio dos Sinos, realizado das 9h às 17h, no Complexo Esportivo da Universidade. O evento, realizado há seis anos no campus,  que discute temas ascendentes na área esportiva, iniciou por volta das 9h da manhã com uma grande atividade prática. No ginásio esportivo, ao longo do dia, aconteceram aulas de ritmos com diversos professores. Na parte da manhã, os participantes puderam acompanhar as oficinas informativas sobre Corrida, Arbitragem com o ex-árbitro e comentarista, Márcio Chagas, e Kanggo Jump. À tarde, enquanto as aulas de ritmos seguiam, os participantes, previamente inscritos, deslocaram-se para as oficinas sobre Personal Trainer, LPF e Crossfit.

_DSC0026

Marcyane Orlandin ministrando as aulas de ritmos (Foto: Beta Redação/ José Francisco Júnior)

O idealizador do projeto, que existe há pelo menos 15 anos, professor José Anchieta, trouxe o Full Fitness Day para a Unisinos,  quando entrou para o corpo docente da Universidade. Especializado em ginástica coreografada e fundamentos dos exercícios físicos, Anchieta propôs à Instituição a ideia de promover um grande festival de atividades físicas teóricas e práticas. “Trouxe a minha experiência de organização de eventos na área fitness para dentro da Unisinos. Oportunizamos o surgimento de novos profissionais através das oficinas. Mobilizamos uma média de 30 municípios da região do Vale dos Sinos, com uma participação média de 400 a 500 pessoas em todas as edições”, afirma.

Mesmo com o dia chuvoso, o organizador sentiu-se impressionado a adesão do público universitário. “A participação é intensa. Oferecemos certificado e isso contabiliza horas extracurriculares, além de ser uma oportunidade de conhecer grandes profissionais da área. Como sou atuante no mercado consigo filtrar novas tendências, mas também valorizo o trabalho de profissionais que possuem excelência no que fazem, mesmo que as suas modalidades não estejam em foco no momento”, destaca Anchieta.

_DSC0006

Alunos na aula de ritmos (Foto: Beta Redação/ José Francisco Júnior)

A professora que abriu as aulas de ritmos, Marcyane Orlandin, especialista em dança e estudante do 6º semestre de Educação Física, participou como aluna, até atuar como uma das protagonistas do evento.”Conheço o Full Fitness Day há 12 anos e sempre participei. Fui convidada pelo Anchieta sem ele saber que eu participava das edições anteriores como aluna. Essa é a quarta edição que eu dou aula. Me sinto como uma criança, dou a minha aula e participo de todas as outras. Estou aqui motivada pela dança que é a minha grande paixão”, afirma.

As aulas de ritmo não movimentaram somente as mulheres. O acadêmico do 6º semestre de Educação Física, Fernando Rocha, acompanhou a namorada na atividade. “Já participei de outras edições, realizando outros cursos. É super importante essa troca entre as diversas áreas de atuação. Daqui eu vou levar atividades de dança para os alunos da minha escola, assim como em outras oportunidades já levei inovações em treinamentos para o meu grupo de futebol”, projeta.

_DSC0075

Fernando Rocha no intervalo das aulas (Foto: Beta Redação/ José Francisco Júnior)

Schana da Silva, moradora de São Sebastião do Caí, não intimidou-se com a chuva e prestigiou o evento para aperfeiçoamento em Kanggo Jump e Personal Trainer. “Sou instrutora de Jump e dou aula de Ginástica Localizada e trabalho com Treinamento Funcional também. A minha expectativa é muito grande, muita energia. O Kanggo é muito semelhante ao Jump e o meu objetivo é inovar e trabalhar outros movimentos corporais”, projeta.

 

A formanda de Educação Física, Simone Santos, trabalha com o professor Anchieta há três anos. “Nós, alunos, trabalhamos como staff. Montamos uma equipe e vivenciamos o trabalho. Isso agrega muito ao nosso desenvolvimento. Participar de um evento, como o Full Fitness, é uma coisa, mas participar da organização dele é outra. Realizamos reuniões e reunimos parceiros. Não estou perdendo um sábado. Ao ver tudo acontecendo percebemos que estamos ganhando novos clientes”, afirma.

_DSC0069

Simone Santos no staff do evento (Foto: Beta Redação/ José Francisco Júnior)

Atualmente, o Full Fitness Day é realizado duas vezes ao ano, sendo que, no segundo semestre, recebe o nome de Full Fitness Day Express, por ser um pouco mais compacto em relação ao evento do primeiro semestre. A previsão de realização é para outubro de 2017.

Lida 604 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.