Festas juninas foram atração em Porto Alegre
Comemorações continuam durante o mês de julho
Pipoca, pinhão, cachorro-quente, pescaria e quentão: lendo essas cinco palavras você já deve imaginar do que estamos falando. Nesta sexta-feira (30), se encerra o ciclo de celebrações em homenagem a São João Batista. Ocorridas tradicionalmente próximo à data comemorativa do santo, as festas juninas são famosas por reunir crianças e adultos em escolas, condomínios, igrejas ou, até mesmo, na rua. Em Porto Alegre, os festejos ocorrem em diversos lugares.
Antonia Wallig é uma das organizadoras do Arraial da Associação Cultural Vila Flores, localizado no 4° Distrito, na Capital. Neste ano, ela conta que aproximadamente 2 mil pessoas participaram da festa junina. Na edição de 2017, quem quisesse aproveitar as comemorações tinha de desembolsar R$ 10,00. “As atividades começam cedo, com brincadeiras para crianças. Todo o valor é convertido para a melhoria do espaço”, explica a organizadora. Antonia destaca que já é o terceiro ano de arraial, e a média de público sempre se manteve a mesma. A estudante de Design Manuela Costa Martins, de 23 anos, foi pelo segundo ano consecutivo e pretende voltar. Ela foi até a festa a convite de uma amiga e afirma que gostou do lugar e do clima. “Esse ano fomos com mais gente e estava super legal”, enfatiza.

Arraial do Vila Flores. Foto: Ricardo Araújo.
Há também quem prefira ir a festas perto de casa. A empresária Márcia Castro, de 46 anos, por exemplo, leva a família, todos os anos, no arraial do condomínio onde mora. Segundo ela, a comemoração é sempre “um agito”. “Arrumamos as roupas de todos e participamos das barracas de comida”, revela. De acordo com a empresária, esse é um bom momento para curtir com a família e amigos. As festas juninas em bairros ou pequenas comunidades, como condomínios, são frequentes segundo o síndico profissional Evandro Barbosa, de 35 anos. Segundo ele, as pessoas gostam dessa época e muitas famílias se envolvem com as festividades. “Me convidam para muitas festividades nessa época do ano”, diz.
Chegam as festas “julinas”
Mas não é apenas no mês de junho que os arraiais acontecem. As festas “julinas” também contam com uma programação variada. A Beta Redação sugere seis comemorações para este final de semana em Porto Alegre. Confira os dias e locais:
Sábado (01/07)
FESTA JULINA DO BRASCO
Horário: 14h às 20h
Onde: Mercado Brasco, rua Dr. Florêncio Ygartua, 151, Bairro Moinhos de Vento
Entrada franca
ARRAIAL DA GINKGO
Horário: 13h às 20h
Onde: Ginkgo 788, avenida Osvaldo Aranha, 788, bairro Bom Fim
Entrada franca
ARRAIAL DA FORMIGA
Horário: 12h às 22h
Onde: Morro da Formiga, com acesso pela escadaria da rua Fernando Machado ou pela rua General João Manoel, no Centro Histórico
Entrada franca
TRAVESSA DOS VENEZIANOS
Horário: 12h às 22h
Onde: Travessa dos Venezianos, bairro Cidade Baixa
Entrada franca
Domingo (02/07)
FESTA MINGAU
Horário: 14h às 19h
Onde: Vila Flores, rua São Carlos, 759, bairro Floresta
Entrada: R$ 10,00
ARRAIAR DA PRAÇA
Horário: 15h30 às 18h
Onde: Parque da Redenção
Entrada franca
- Publicado em: 30/06/2017
- Palavras chave: