Cultura

Festas juninas foram atração em Porto Alegre

Comemorações continuam durante o mês de julho

Pipoca, pinhão, cachorro-quente, pescaria e quentão: lendo essas cinco palavras você já deve imaginar do que estamos falando. Nesta sexta-feira (30), se encerra o ciclo de celebrações em homenagem a São João Batista. Ocorridas tradicionalmente próximo à data comemorativa do santo, as festas juninas são famosas por reunir crianças e adultos em escolas, condomínios, igrejas ou, até mesmo, na rua. Em Porto Alegre, os festejos ocorrem em diversos lugares.

Antonia Wallig é uma das organizadoras do Arraial da Associação Cultural Vila Flores, localizado no 4° Distrito, na Capital. Neste ano, ela conta que aproximadamente 2 mil pessoas participaram da festa junina. Na edição de 2017, quem quisesse aproveitar as comemorações tinha de desembolsar R$ 10,00. “As atividades começam cedo, com brincadeiras para crianças. Todo o valor é convertido para a melhoria do espaço”, explica a organizadora. Antonia destaca que já é o terceiro ano de arraial, e a média de público sempre se manteve a mesma. A estudante de Design Manuela Costa Martins, de 23 anos, foi pelo segundo ano consecutivo e pretende voltar. Ela foi até a festa a convite de uma amiga e afirma que gostou do lugar e do clima. “Esse ano fomos com mais gente e estava super legal”, enfatiza.

 

Arraial do Vila Flores. Foto: Ricardo Araújo.

 

Há também quem prefira ir a festas perto de casa. A empresária Márcia Castro,  de 46 anos, por exemplo, leva a família, todos os anos, no arraial do condomínio onde mora. Segundo ela, a comemoração é sempre “um agito”. “Arrumamos as roupas de todos e participamos das barracas de comida”, revela. De acordo com a empresária, esse é um bom momento para curtir com a família e amigos. As festas juninas em bairros ou pequenas comunidades, como condomínios, são frequentes segundo o síndico profissional Evandro Barbosa, de 35 anos. Segundo ele, as pessoas gostam dessa época e muitas famílias se envolvem com as festividades. “Me convidam para muitas festividades nessa época do ano”, diz.

 

Chegam as festas “julinas”

Mas não é apenas no mês de junho que os arraiais acontecem.  As festas “julinas” também contam com uma programação variada. A Beta Redação sugere seis comemorações para este final de semana em Porto Alegre. Confira os dias e locais:


Sábado (01/07)

FESTA JULINA DO BRASCO
Horário: 14h às 20h 
Onde: Mercado Brasco, rua Dr. Florêncio Ygartua, 151, Bairro Moinhos de Vento
Entrada franca

ARRAIAL DA GINKGO
Horário: 13h às 20h
Onde: Ginkgo 788, avenida Osvaldo Aranha, 788, bairro Bom Fim
Entrada franca

ARRAIAL DA FORMIGA
Horário: 12h às 22h
Onde: Morro da Formiga, com acesso pela escadaria da rua Fernando Machado ou pela rua General João Manoel, no Centro Histórico 
Entrada franca 

TRAVESSA DOS VENEZIANOS
Horário: 12h às 22h
Onde: Travessa dos Venezianos, bairro Cidade Baixa
Entrada franca 

 

Domingo (02/07)

FESTA MINGAU
Horário: 14h às 19h
Onde: Vila Flores, rua São Carlos, 759, bairro Floresta
Entrada: R$ 10,00

ARRAIAR DA PRAÇA
Horário: 15h30 às 18h 
Onde: Parque da Redenção
Entrada franca

Lida 162 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.