Cultura

Exposição celebra os 25 anos da Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS

Obras de 16 artistas podem ser visitadas no Margs

"Mulher Gato: Miiiaaauuuu", de Romanita Disconzi, faz parte da exposição. Foto: Paulo Egidio/Beta Redação

Mulher Gato: Miiiaaauuuu, de Romanita Disconzi, faz parte da exposição. Foto: Paulo Egidio/Beta Redação

Com trabalhos de 16 professores, artistas e pesquisadores, a exposição Pro Posições, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), comemora os 25 anos do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes da UFRGS. A mostra é formada por obras que constituem um conjunto de experimentações e reflexões em uma tônica contemporânea. Entre elas, há pinturas, gravuras, fotografias, vídeos, montagens e desenhos.

A curadoria da exposição é das professoras Icleia Borsa Cattani e Maria Amelia Bulhões. De acordo com Icleia, as obras foram escolhidas com base em linhas comuns entre si. “Percebemos a criação de vários sentidos pela interligação dos objetos, que apresentam práticas desenvolvidas na paisagem urbana e natural, jogos de combinatória e maneiras de abordar a figura”, conta. Entre os trabalhos, destacam-se as novas formas de manifestação da fotografia.

Icleia ainda faz referência à mostra como um tributo aos artistas que passaram e aos que compõem atualmente o quadro do PPGAV. “É uma exposição comemorativa e, ao mesmo tempo, uma homenagem a todos os artistas que atuam e que atuaram na universidade, muitos com qualidade reconhecida internacionalmente”, justifica.

Conforme a coordenadora da Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, Elaine Alves Tedesco, os objetos apresentados são a “ponta-de-lança” do trabalho realizado pelos docentes. “É uma mostra muito significativa, pois oferece ao público, de maneira direta, um pouco do resultado da pesquisa e reflexão dos artistas durante a composição das obras”, explica. A exposição foi aberta no dia 02 de maio e segue aberta à visitação até 25 de junho. A entrada é franca.

Ainda dentro das comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, está programado para 20 de junho o lançamento de um livro sobre a trajetória do programa e com um resumo das pesquisas feitas pelos professores. Também organizada por Icleia Cattani e Maria Amélia Bulhões, a obra será apresentada junto ao seminário Conversas Cruzadas, promovido pelo PPGAV.

"Escada Montada", "Pia Solta" e "Sem Título", de Flávio Gonçalves. Foto: Paulo Egidio/Beta Redação

Escada Montada, Pia Solta e Sem Título, de Flávio Gonçalves. Foto: Paulo Egidio/Beta Redação

 

SERVIÇO

Exposição: Pro Posições –  mostra comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFRGS

Curadoria: Icleia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões

Local: Pinacoteca do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s./n. – Centro Histórico)

Visitação: 03 de maio a 25 de junho de 2017, de terças a domingos, das 10h às 19h

Entrada franca

Lida 915 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.