Esporte

Esporte para todos na Unisinos

Universidade dispõe equipes e espaços de treinamentos gratuitos para estudantes além da participação nos Jogos Universitários Gaúchos

A Unisinos abre o espaço aos alunos para participação gratuita em equipes esportivas há pelo menos 15 anos. Sempre com um olhar integrador, com participação garantida no JUGS (Jogos Universitários Gaúchos) e Copa Unisinos, reportando possíveis títulos a um plano secundário, pois para a instituição o importante é participar. Acadêmicos de todos os cursos podem procurar as equipes e participar regularmente dos treinamentos, inclusive, beneficiando-se com 20 horas complementares, desde que tenham 75% de presença nos treinamentos, no decorrer de cada semestre. Atualmente, a Universidade possui equipes de Atletismo, Basquete, Dança, Futsal , Futebol, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Rugby e Voleibol.

Treinamento da equipe de voleibol (Foto: José Francisco Júnior/Beta Redação)

Treinamento da equipe de voleibol (Foto: José Francisco Júnior/Beta Redação)

Todas as modalidades possuem monitores, alunos do curso de Educação Física, sob supervisão de coordenadores que são docentes do curso. O professor José Leandro de Oliveira, é coordenador dos times de futsal masculino e feminino, e futebol masculino. Oliveira destaca o caráter pedagógico e explica o funcionamento das equipes: “O meu papel é organizar as equipes através de monitores. O aluno de Educação Física que atua como monitor, conforme o seu esporte de interesse, faz o papel de treinador dessas equipes. A Unisinos disponibiliza a quadra em horários regulares e a partir daí nos mobilizamos, treinamos e participamos das competições”.

 

Time de futsal feminino (Foto: José Francisco Júnior/Beta Redação)

Time de futsal feminino (Foto: José Francisco Júnior/Beta Redação)

O coordenador ainda projeta as competições até o final de 2017. “Agora em julho, por exemplo, vamos participar de um torneio no Uruguai. Estamos disputando as etapas classificatórias do JUGS e em outubro teremos a Copa Unisinos, que é a principal competição organizada por uma universidade no País. Se não me engano, é a 30ª edição, onde vamos receber universidades brasileiras e também de países vizinhos”.

A estudante, Juma de Souza, é monitora do atletismo e participa da equipe há dois anos. Juma destaca que a universidade preza a participação de estudantes nas equipes, mas não incentiva a participação em competições diversas. “A maioria dos alunos que participam já possuem algum vínculo com o esporte e querem competir pela Unisinos, embora não haja um estímulo para as competições. Participamos regularmente do JUGS e quem vai bem tem a chance de disputar o JUBS (Jogos Universitários Brasileiros), além de representar a universidade na Copa Unisinos. Já treinei voleibol, futsal e acabei me identificando com o atletismo, principalmente as provas de velocidade, como os 100 metros rasos”, revela.

Com a proposta de difundir o rugby no Estado, o estudante, Vítor Alejandro, monitora a equipe e diz estar aberto a receber qualquer aluno que queira ter contato com o esporte. “Queremos popularizar o rugby na universidade e no RS. Como a Unisinos é escassa em termos de recursos para participação em torneios, fazemos diversas ações como vendas de rifas e camisetas durante o semestre. No final desse período, vamos entre 26 atletas para Florianópolis, participar de um evento que tem como objetivo divulgar o esporte”, comenta.

Treinamento de ataque e defesa da equipe de rugby (Foto: José Francisco Júnior/Beta Redação)

Treinamento de ataque e defesa da equipe de rugby (Foto: José Francisco Júnior/Beta Redação)

Em termos de competições, a equipe de rugby está se preparando para a Copa Unisinos, e Alejandro promete cobrar desempenho dos colegas. “Eu, como treinador, embora não seja a nossa proposta, gosto de cobrar competência dos jogadores. É importante buscar a vitória e, como a nossa única competição em 2017 é a Copa Unisinos, vamos jogar para ganhar”, afirma.

O aluno que quer participar das equipes deve se deslocar  até o posto de atendimento do Centro de Esporte e Lazer, no campus São Leopoldo, conferir a grade de horários, inscrever-se com o monitor da modalidade procurada e participar dos treinamentos. A Copa Unisinos será realizada no mês de outubro e seus principais objetivos são promover e incentivar o esporte universitário, estimulando a organização esportiva nas instituições de ensino superior; fomentar o intercâmbio e a integração entre professores e estudantes; incentivar a formação de equipes esportivas e promover o esporte na perspectiva da educação, saúde e qualidade de vida.

Nos EUA, já nos primeiros anos escolares, jovens com habilidades esportivas recebem incentivos diversos para que desenvolvam-se como atletas paralelamente ao desenvolvimento acadêmico. Lá, o esporte universitário, por exemplo, é extremamente competitivo e atletas talentosos em formação recebem o assédio das universidades para que conquistem campeonatos, ao longo da jornada acadêmica, dando maior visibilidade às instituições de ensino. A realidade brasileira é bem diferente. Nos campos e quadras das universidades pelo Brasil, muitas vezes, o viés competitivo dá lugar à participação e integração de alunos, espontaneamente, sem incentivos, como bolsas, materiais esportivos e premiações por conquistas.

Lida 772 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.