Cultura

ESPECIAL: Você conhece o Vale-Cultura?

O Brasil é conhecido por sua diversidade. Isso faz com que o consumo da cultura no país seja definido de acordo com diversos fatores, como faixa etária, região, escolaridade e afins. Por esse motivo, em 2012 o Ministério da Cultura (MinC) encomendou uma grande pesquisa para obter dados a respeito desse consumo. Com ela, foi possível estabelecer que a grande maioria da população nunca foi a uma exposição de arte ou ao cinema, por exemplo.

A partir desses dados, foi regulamentada a Lei 12.761, que institui o Programa de Cultura do Trabalhador, criando o Vale-Cultura. A lei tem por objetivo incentivar o consumo de artes visuais; cênicas; audiovisuais; literatura; humanidades e informação; música e patrimônio cultural. Segundo o MinC, R$ 25 bilhões por ano poderão ser injetados nas cadeias produtivas da cultura.

Aceito em todo território nacional, o benefício possibilita ao trabalhador adquirir livros, jornais, revistas, CDs, instrumentos musicais, ingressos para shows, teatro, circo, museus, cursos de artes, entre outros, segundo informações do ministério. O gráfico mostra a mudança no consumo a partir da implementação do Vale-Cultura:

A Beta Redação buscou as personagens que integram essa rede do Vale-Cultura. Você confere na reportagem a seguir.

 

Produção: Bárbara Müller, Francine Malessa, Mariana Nunes e Thaciane de Moura.
Reportagem: Bárbara Müller, Franciele Costa, Marcelli Pedroso, Mariana Nunes e Thaciane de Moura.
Imagens: Bárbara Müller, Franciele Costa, Mariana Nunes, Marcelli Pedroso e Thaciane de Moura.
Roteiro: Thaciane de Moura
Edição: Bárbara Müller

Lida 339 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.