Geral

Empresárias criam a Academia da Mulher Empreendedora

Na busca pelo empoderamento das mulheres, foi lançado no início desse ano em Gravataí um grupo com foco nas mulheres empreendedoras.

No início de 2016, nove mulheres se reuniram na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, para criar a Academia da Mulher Empreendedora- AME. Sem fins lucrativos e com o intuito de fortalecer o empreendedorismo feminino, a AME proporciona o desenvolvimento profissional da mulher por meio de oportunidades de networking e cursos de capacitação.

Integrantes reunidas no primeiro evento da Academia da Mulher Empreendedora de Gravataí. / Foto: Siane Tschiedel.

Uma das fundadoras e atual diretora da AME, Samantha Flach, 38 anos, conta que além dela, outras mulheres da cidade estavam carentes de iniciativas voltadas para o público empreendedor feminino antes da criação da academia. “Percebemos que os mesmos benefícios que buscávamos, também eram perseguidos por outras mulheres e que seria um bom momento para essa iniciativa, já que não havia nenhum núcleo feminino de negócios em Gravataí”, relata Samantha.

A Coach e diretora da AME em palesta para mulheres empreendedoras./ Foto: Siane Tschiedel.

A Coach e diretora da AME em palesta para mulheres empreendedoras./ Foto: Siane Tschiedel.

Ela conta que a diretoria da AME se reúne quinzenalmente para definir as ações da entidade, como cursos, palestras, workshops e eventos para proporcionar às mulheres a oportunidade de desenvolvimento de suas empresas, gerando networking, capacitação e envolvimento com o empreendedorismo.

Ângela Maria Lima da Silva Flores, 53 anos, trabalha por conta há quase 20 anos e apesar de não participar da AME, acredita que essa é uma iniciativa importante para as mulheres da cidade. “Acredito que todas as mulheres podem ser empreendedoras. O que falta, muitas vezes, é incentivo e oportunidade. Acho o projeto AME muito importante pelo empreendedorismo feminino, que precisa de apoio e atenção”, relata a comerciante.

O grupo organiza duas vezes ao mês o Clube de Negócios AME, que segundo a diretora é formado por empresárias associadas com conhecimento estratégico de negócios e são auxiliadas por uma consultora coletiva contratada pela AME para atuar como mediadora das reuniões.

Networking nas redes sociais

Além da atuação presencial, a AME opera com um grupo no Facebook  para divulgação de negócios comandados por mulheres com o objetivo de multiplicar as oportunidades.

Qualquer mulher da cidade pode participar através da divulgação do seu produto ou serviço no espaço. “O grupo tem possibilitado um maior envolvimento e prestígio de serviços/produtos, que muitas vezes nem sabíamos que existia na cidade, com isso ele nos induz a prestigiar mais o trabalho das empreendedoras daqui”, afirma Siane Tschiedel Rodrigues, 22 anos, que é fotógrafa e diz já ter tido muitas portas abertas ao participar da AME.

Desenvolvimento de mulheres empreendedoras no Brasil

Segundo dados do Anuário de Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas (2014/2015) , elaborado pelo Sebrae em parceria com o DIESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), a participação de mulheres como empregadoras e empreendedoras é crescente no Brasil.

Elaborado por Paola Rocha/ Beta Redação.

Elaborado por Paola Rocha/ Beta Redação.

Próximos passos

A diretora da AME conta que além de empoderar e ajudar a capacitar as mulheres para obter sucesso em seus negócios, os próximos passos do grupo são: buscar apoio de entidades para promover cursos, palestras e workshops e o site que está em construção, que futuramente será um portal com cursos online. “Queremos ser referência no apoio à mulher empreendedora da cidade de Gravataí e estamos nos preparando para levar esta iniciativa para outras cidades que tenham as mesmas demandas”, conclui Samantha.

Lida 1347 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.