Esporte

De técnico, todo mundo tem um pouco

Esporte Fantasy, Cartola FC completa 11 anos em 2016

Paixão, escalação e zoação. Com esse lema, o esporte fantasy sobre futebol, Cartola FC, conquistou o gosto dos torcedores de futebol. Com a premissa de que todo mundo tem um pouco de técnico, o jogo gerenciado pela Rede Globo atraiu mais de 3 milhões de usuários nos últimos onze anos.

O jogo é simples. Nele você cria seu time de futebol com jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol. Ele difere dos tradicionais jogos para videogames, pois nele você não controla os jogadores, apenas escala o time.

O Cartola FC é, como se fosse, um espelho do Brasileirão. Então, se os jogadores escalados forem bem nos jogos do Brasileirão, você pontua. E, é aí que está à graça no jogo, você deve estar atento em tudo que esta acontecendo no campeonato para pontuar mais. Saiba mais como jogar.

Dentro do jogo, as competições são chamadas de ligas. Você pode participar das ligas nacionais ou criar ligas com seus amigos. Este é outro motivo que fez o jogo conquistar o público: poder jogar com os amigos e zoar aqueles que forem mal. Para Jefferson Jesus de Souza, 29 anos, esta é a graça do jogo. “Gosto de estar disputando com amigos e mostrando quem conhece mais de futebol, e claro, contando com um pouquinho de sorte”, desta Souza.


Página do Cartola FC em 2005 e em 2016. Reprodução

Marlon Castanhal, 25 anos, morador de Diadema – SP, joga desde a primeira versão, quando o jogo ainda era de teste. Ele comenta que é evidente a mudança no design do jogo, “deu uma atualizada”, mas que a ideia do jogo não mudou. Como mudanças, ele destaca a “adição das ligas mata mata  e a premiação para os usuários do cartola pró que elevaram o jogo à outro nível”. Confira as novidades de 2016.

“Geralmente os mata mata são ligas de tiro curto com 20 times, no formato eliminatórias. Cada rodada dois times disputam à maior pontuação. O vencedor segue adiante até disputar a final e se sagrar campeão”, explica Castanhal.

Ele, que é empreendedor digital, compete em várias ligas e já ganhou algumas. “A diversão é na hora de tirar sarro da turma, mas o objetivo é o mesmo: de vencer ou estar entre os melhores sempre”, acrescentou.

Já os amigos, Gabriel Marin e Fernando Fries, 21 e 26 anos, jogam pela zoeira com os amigos. Fernando começou quando ainda estava no ensino médio em 2009. Gabriel em 2012. “No jogo todo mundo se dá mal. Então o objetivo é a zoeira entre amigos”, comenta Fernando. Para eles, o Cartola proporciona outra experiência do Brasileirão. “Precisamos estar atentos em todos os times que disputam e não só no nosso time do coração”, diz Gabriel.

Os dois procuram por notícias em sites de outros estados para conhecer novos jogadores e saber sobre a competição. Ambos são colorados, mas em seus times do cartola colocam jogadores de todo o país. “Se o Inter não esta jogando, torcemos para os clubes dos  jogadores que escalamos”, comenta Gabriel.

Gabriel Marin e Fernando Fries, conferindo o Cartola FC. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

Eles trabalham juntos na Agencia Experimental de Comunicação da Unisinos, Agexcom, e fizeram uma liga com seus colegas de trabalho. Cerca de 10 colegas disputam  nessa liga. “No início íamos premiar quem ganhasse cada rodada, mas acabou que ainda não fizemos nenhuma comemoração”, diz Fernando.

Nesse ano o jogo também apresenta a versão PRO, que é paga e os jogadores podem ganhar prêmios. “Este mês, o melhor jogador da liga paga ganhou cinco mil reais em produtos nas Casas Bahias”, comenta Fernando. Além de joga-lo pelo computador, o aplicativo do Cartola FC, para android, teve mais de cinco milhões de downloads. “Tem o aplicativo, mas só jogo pelo computador”, comenta Gabriel.

Seja competindo para atingir mais pontos, ou para poder zoar o amigo que escalou mal seu time, o esporte fantasy Cartola FC, alimenta, ainda mais, a paixão pelo futebol.

Lida 636 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.