Esporte

Da pós-guerra para a arte marcial: conheça o Taekwondo

Criado na década de 50, o esporte contém mais de 80 milhões de praticamentes pelo mundo

De origem coreana, o Taekwondo é uma arte marcial que busca o equilíbrio físico e mental. Criado em 1955 oriundo da Guerra da Coreia (1950-1953), várias escolas de artes marciais da época se unificaram por meio de seus mestres e então foi decidido criar uma arte marcial que defendesse e representasse toda a cultura do povo coreano: o Taekwondo.

Além da luta, foi criada a federação responsável por cuidar principalmente de aspectos esportivos, a Taekwondo Federation (TK). Na época, a luta lembrava muito o karatê (de origem japonesa), até mesmo no uso do kimono. Por questões políticas, o general da TK foi exilado e levou com ele toda a federação. Com a necessidade de uma nova forma de organização, foi criada a World Taekwondo Federation (WTF). Por querer se distinguir da antiga federação, muitas coisas foram alteradas, incluindo a luta do Taekwondo.

De acordo com o mestre Liandro  Pimentel, da Escola União Olímpica de Taekwondo Changmookwan, de Porto Alegre, foram colocadas novas formas de movimentações na luta, além de mais variações de chutes e as regras foram mudadas. O governo coreano apoiou fortemente essas mudanças, tanto que foi criado um quartel gigantesco que atualmente representa a academia mundial de Taekwondo. Lá, mestres e tutores buscam aprimorar a luta, analisam técnicas e pensam em sua evolução.

Basicamente, existem três diferenças entre as modalidades, conta Pimentel. A da federação antiga (ITF), a da moderna (WTF, que é o taekwondo olímpico) e ainda a arte americana (STF), que é muito diferente das artes orientais, onde é fortemente difundida nos Estados Unidos e pouco conhecida no Brasil.

Desde 1988 é considerado um esporte olímpico. Está sendo feito um esforço para que os punches, que cada vez mais ganham espaço dentro da arte, comecem a ser considerados um esporte olímpico (que teria a avaliação parecida com a ginástica olímpica, por exemplo, já que se trata de movimentos). O punch é uma modalidade de campeonatos de forma, ou seja, são lutas imaginárias nas quais os atletas buscam mostrar a qualidade técnica dos movimentos.

IMG_2097

Níveis do Taekwondo (Foto: Dyessica Abadi)

O Oficial de Justiça Victor José Canella Júnior, 47 anos, é praticante da luta e também instrutor. Ele conta que ficou anos afastado do Taekwondo, mas voltou justamente por ter inserido o filho, José Victor Borges Canella, de 10 anos, na Escola União Olímpica de Taekwondo Changmookwan. Para ele, a arte marcial é fundamental para a questão da disciplina, já que envolve concentração e foco “em um mundo de tantas dispersões”.

Com pouca abordagem midiática, assim como em várias artes marciais, o Taekwondo mesmo assim é muito difundido pelo mundo, inclusive no Brasil. Cinematograficamente, não são lembradas de franquias como Karatê Kid ou Kung Fu Panda, mas alguns filmes, de maneira mais discreta, usam a arte marcial como referência. É o caso de The Kick (2011).

Assim como outras artes marciais orientais, o Taekwondo busca a disciplina para encontrar o ponto de equilíbrio. Sua filosofia pode ser lembrada pelo yin-yang. A concentração e o foco são fundamentais na luta, principalmente para realizar os punches. E isso acaba sendo levado para a vida e trazendo bons resultados em quem os pratica. Não há restrições com relação à idade.

Muitas crianças praticam, assim como pessoas mais velhas. O importante é estar bem com o próprio corpo e mente, premissa essencial na filosofia do Taekwondo. Como todo esporte, e, neste caso, trabalhando tanto na questão do corpo, a arte não se limita a pesos específicos. Inclusive, praticá-la pode ser uma forma de definir o corpo.

A seguir, entenda mais sobre a história do Taewkondo, seus benefícios e como foi a aula-treino de crianças na Escola União Olímpica de Taekwondo Changmookwan.

Lida 1246 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.