Esporte

Exercício físico ao ar livre e céu aberto

Alunos optam pela liberdade das praças ao ambiente fechado das academias

Com clima descontraído e vestindo casacos para encarar o frio, uma turma de quase 40 alunos treina no Parque Moinhos de Vento todas as segundas e quartas-feiras às 18h30. A preferência por se exercitar ao ar livre, independentemente dos 7ºC marcados na noite porto-alegrense, é uma tentativa de fugir dos ambientes comuns de academia, já que 80% dos atletas da Veloz Assessoria Esportiva passam oito horas por dia trabalhando em escritórios.

 

Turma treina no Parcão nas segundas e quartas-feiras (Foto: Gabriela Gonçalves)

Turma treina no Parcão nas segundas e quartas-feiras (Foto: Gabriela Gonçalves/Beta Redação)

 

Daniel Rodrigues Fortes, sócio-diretor do empreendimento, conta que a ideia de usar ambientes externos para treinos veio do Rio de Janeiro, onde as pessoas costumam aproveitar as praias e as temperaturas amenas para praticar exercícios ao ar livre. Adaptada para a realidade de Porto Alegre, a empresa promove circuitos de corrida em alguns dos mais tradicionais parques da cidade, como a Praça da Encol, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Farroupilha (Redenção) e Largo da Epatur. “Fazemos treinamentos com foco em corrida, com exercícios dinâmicos para que o corpo não se adapte”, explica Daniel.

 

Alunos preferem a sensação de liberdade dos treinos ao ar livre (Foto: Gabriela Gonçalves)

Alunos preferem a sensação de liberdade dos treinos ao ar livre (Foto: Gabriela Gonçalves/Beta Redação)

 

Um dos estagiários da empresa, Ângelo Tergolina, graduando em Educação Física na Sogipa, destaca as aulas descontraídas e a união das turmas, que competem em corridas periodicamente. O ambiente de amizade é percebido pelo aluno e empresário Robson Belmonte que, apesar de lesionado, acompanha as aulas para encontrar os amigos. Ele afirma: “Eu só treinaria em academia se fosse necessário, pois a sensação de liberdade de estar na rua é incomparável”.

 


(Vídeo: Gabriela Gonçalves)

 

Não ter endereço fixo – apenas uma sede administrativa – é uma das diferenças de uma academia e uma assessoria esportiva. Além disso, os treinos ao ar livre exploram diferentes solos e condições de asfalto, grama, estradas rurais, subidas, descidas… Com base em princípios, técnicas e fundamentos do atletismo, os treinos podem ser resumidos em três momentos: aquecimento técnico, treino do dia conforme planilhas individuais e alongamento passivo.

 

Lida 1111 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.