Geral

Conheça o que corre em suas veias

A Beta Redação reuniu alguns fatos sobre o sangue no seu corpo e na história

O sangue é um dos fluidos mais importantes do corpo humano. Ele percorre o organismo abastecendo as células com os alimentos essenciais para seu bom funcionamento. Também é no sangue que estão contidos os guardiões da nossa saúde, responsáveis por nos imunizarem contra uma vasta gama de invasores. Outro ponto que vale ressaltar é que o sangue salva vidas. Um indivíduo adulto pode, através de uma única doação, salvar até quatro pessoas. Em resumo, esse líquido vermelho vivo que corre em nossas veias  é  possibilidade de vida, para nós e para nossos semelhantes. Nesse clima, separamos pra você alguns conhecimentos  sobre essa substância preciosa. Saiba o que ocorre com o seu corpo ao receber sangue de outra pessoa, bem como a história dos testes feitos pela medicina até que fosse realizada a primeira transfusão vitoriosa.

barra

O sangue no mundo

Envolto em uma aura  de simbolismos, o sangue esteve traduzido ao longo dos tempos, e nas em diferentes culturas, como sinônimo de alma, força e morte. A ideia de uma melhora da pessoa através do controle do seu sangue remonta ainda à civilizações egípcias, onde evidências apontam para a prática de injeção de sangue com esse fim. Ao longo da história, experimentos com transfusão de sangue foram exaltados, questionados  e demonizados, não necessariamente nessa ordem.

História da transfusão de sangue

Um dos primeiros relatos a respeito da prática data do século XV. O escritor italiano Stefano Infessura descreve o procedimento realizado no Papa Inocêncio VIII, que já em estado de coma recebeu sangue de três crianças. O desfecho foi  trágico, culminando no falecimento do pontífice e de seus doadores. Não há registro legítimo de que de fato isso aconteceu.

Oficialmente, os primeiros experimentos de transfusão de sangue foram realizados com animais. O médico britânico Richard Lower leva esse crédito, tendo sido ele a realizar, em Oxford,  procedimentos exitosos de transfusão entre animais.

Já entre humanos, os primeiros registros de obtenção de sucesso apontam para a transfusão de sangue realizada pelo médico James Blundell, em 1818, na cidade de Londres. A receptora foi uma mulher que perdera muito sangue no parto. À ocasião,  o sangue usado foi o do seu marido.

No Brasil, os primeiros procedimentos de transfusão de sangue no país ocorreram por volta de 1900. O registro mais completo remonta ao pioneirismo de Garcez Fróes, professor de Clínica Médica, que utilizou um aparelho desenvolvido por ele mesmo  para transfundir 129 ml de sangue para uma paciente.

card2

O sangue no seu corpo

De onde vem o sangue?

A principal função do sangue é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano. Ele é produzido na medula óssea, que é um tecido gelatinoso localizado dentro dos ossos chatos do organismo (escápula,  costelas e ossos do crânio). A produção chega a uma quantidade aproximada de de 200 mililitros por minuto.

Do que é composto?

Num humano adulto circulam cerca de 5 litros de sangue, o que pode representar 7% do peso total de uma pessoa. Composto basicamente por quatro substâncias principais de funções distintas, o sangue é parte plasma (um composto de líquidos), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).

CARD1

O plasma corresponde a 55 % do seu volume total e é responsável pelo transporte das demais substâncias. Sua composição é 95% água e 5%  de proteínas, sais, hormônios, nutrientes, gases e excreções.

As hemácias, mais conhecidas como glóbulos vermelhos, são responsáveis pela distribuição de oxigênio pelo organismo. São compostas por moléculas de hemoglobina, o que gera a cor avermelhada do sangue. Representam cerca de 43% do volume total do sangue.

Leucócitos, ou glóbulos brancos são responsáveis pela imunidade e defesa do organismo. Representam cerca de 1% do volume total do sangue.

Trombócitos ou plaquetas são agentes responsáveis pela coagulação do sangue. Representam 1% do volume total do sangue.

circulação

Como circula no organismo?

O sistema circulatório ou cardiovascular é composto por vasos sanguíneos e  coração. Ao todo são cerca de 96.500 quilômetros entre veias e artérias por onde os aproximados 5 litros de sangue do corpo humano circulam, exigindo que o coração  bata até 70 vezes por minuto.

O sangue arterial (rico em oxigênio) é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Ela é a  artéria responsável por sua distribuição para os tecidos do corpo.

Ao percorrer o organismo o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico. A parte carregada de gás carbônico – sangue venoso   é conduzida até as  veias cava superior e cava inferior, de onde é transportado até o átrio direito do coração que o conduzirá até os pulmões via artérias pulmonares.

Dentro dos pulmões o sangue passa por um processo chamado  hematose, onde o gás carbônico é liberado e oxigênio captado pela respiração é absorvido, transformando o sangue venoso em sangue arterial.

Por fim, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo do coração transportado pelas veias pulmonares, de onde é novamente bombeado do ventrículo esquerdo para a aorta, reiniciando o circuito.

Saiba mais

As informações contidas nesta matéria foram extraídas do blog Seu Sangue e do Ministério da Saúde.

Lida 1020 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.