Esporte

CRÔNICA: Prática de esportes no inverno

Flickr / Elmo Jenny

Foto: Flickr / Elmo Jenny

 

A partir de 21 de junho é, definitivamente, inverno. Contudo, aqui no Sul, a estação mais gelada do ano já deu as caras, trazendo baixas temperaturas e até alguns temporais. E, junto com esses fenômenos climáticos, vem a preguicinha de sair de casa. Para alguns atletas amadores, acordar cedo e abandonar a cama quente, nessas condições, pode ser bastante difícil, sem falar que algumas atividades ao ar livre ficam inviáveis de serem praticadas, devido a chuvas e ventos presentes nesta temporada. Mas, para não deixar o corpo parado sentindo ainda mais frio, aí vão cinco dicas de como se exercitar no inverno. Preste atenção e veja como esquentar o corpo e se manter saudável:

1 – Alongamento: essa atividade é extremamente importante e deve ser feita antes e depois de qualquer exercício físico. Apesar de não parecer, por ser lento e “meio parado”, há uma quantidade considerável de gasto calórico, trabalhando partes do corpo e músculos, o que leva ao relaxamento. A prática diária do exercício pode gerar resultados excelentes em pouco tempo e previne lesões e estreitamento muscular. Pode ser feito em grupo ou sozinho e, em uma hora, são consumidas 280 calorias.

2 – Horários: devido às baixas temperaturas do inverno, a falta de disposição acaba sendo, muitas vezes, uma desculpa para não sair de casa. Então, se você está acostumado a praticar exercícios de manhã e tem preguiça por conta do frio, deve começar mudando os horários de treino, alterando-os para quando se sentir mais disposto. Com a alta umidade do inverno e baixas temperaturas, os melhores horários para se exercitar são até as 9h da manhã ou após as 19h. E, se tiver um solzinho, aproveite para praticar esportes ao ar livre.

3 – Roupas para praticar esportes no inverno: dê preferência a roupas leves e confortáveis, mais fáceis para se locomover. A dica também é não usar agasalhos grossos, pois atrapalham a prática do exercício e o movimento do corpo. O ideal é que você se sinta confortável, mas que se mantenha sempre aquecido.

 

Foto: Flickr / Live Healthy

Foto: Flickr / Live Healthy

 

4 – Esportes e exercícios físicos ideais para a estação: os esportes mais indicados para o inverno são, também, os que mais queimam calorias e, consequentemente, exigem mais do corpo em movimento. Os melhores são corrida, natação, musculação, futebol, tênis e basquete. Os exercícios indoor, com quadras cobertas, piscinas aquecidas e corridas na esteira da academia, ainda se destacam entre os preferidos para a temporada fria.

5 – Vantagens de se exercitar durante a temporada: no inverno, a prática de esportes e exercícios traz bons resultados para a a saúde e melhora – e muito – a qualidade de vida. Isso porque a tendência, no frio, é comermos mais e, ingerindo mais alimentos, faz com que haja também o aumento das calorias. Por isso, exercitar-se e perder quilinhos indesejados pode ser um incentivador. Vale destacar ainda que os esportes fazem com que a nossa resistência física fique maior e, assim, conseguimos combater as doenças e resfriados. Além de tudo, treinar na estação fria é muito mais vantajoso, pois você não transpira tão rapidamente quanto no verão.

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