Esporte

CRÔNICA: Padrão fitness ou wellness de beleza

Quem faz parte dos 2,9 milhões de seguidores no Instagram da bailarina e musa fitness Gracyanne Barbosa pode acompanhar diariamente uma vida totalmente regrada, com dicas de alimentação e pequenos vídeos com sequências de treinos. A modelo sarada também causou polêmica na internet, por mostrar o corpo muito musculoso no último ano.

A moda agora é ser saudável. O novo padrão de beleza foi incorporado em nossa sociedade, e somos bombardeados de conteúdos que nos dão dicas do que comer e que exercícios fazer. A geração atual está cada vez mais engajada e preocupada em atender o novo padrão. A grande pergunta é: até que ponto devemos chegar e o quanto é saudável?

Diferente do estilo fitness, o fisiculturismo, ou bodybuilding, é reconhecido como esporte e encarado como profissão pelos atletas. O fisiculturismo é a construção de um novo corpo, uma nova forma física, através de exercício em equipamentos de musculação e dietas. O esporte ainda provoca controvérsias por estar diretamente ligado ao uso de anabolizantes.

Com a popularização das garotas wellness, estilo representado por corpos sarados, mas sem exageros, e focado no bem-estar e na saúde, o fisiculturismo feminino vem deixando esse espaço de preconceito. Foram criadas novas categoria em campeonatos, com o objetivo de adaptar diferentes corpos e atrair mais público aos eventos.

Já o conceito fitness, que significa aptidão física, está ligado à ênfase no condicionamento físico, que busca resultados estéticos e melhores performances, enquanto o wellness é focado na funcionalidade e na qualidade de vida. Ambas as terminologias são usadas pelas academias, mas poucas pessoas sabem dos seus significados.

IMG_5391

Reprodução Instagram

Fotos e hashtags postadas por Bela Falconi, Gabriela Pugliesi, Michelle Franzoni e tantas outras blogueiras são reproduzidas e inspiram seus admiradores e admiradoras. Em meio a essa tendência e ao roteiro tortuoso de dicas de como devemos proceder, temos que optar pelo melhor caminho, e com a ajuda de um profissional. Em contrapartida, o movimento do corpo ideal vem mudando percepções e hábitos a jovens e adultos. O ideal é correr atrás de seus objetivos, e sem frustração de expectativas.

Lida 753 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.