Geral

Conheça locais pet friendly em Porto Alegre

Com o crescimento da população pet, as pessoas estão buscando por locais que aceitem os animais de estimação

A relação entre o homem e o animal é antiga, especialmente no que se refere à subsistência e sobrevivência da espécie. Porém, na última metade de século, esta conexão atingiu outro patamar, passando pela domesticação dos animais, que permitiu que as pessoas utilizassem as vantagens evolutivas de gatos e cães, por exemplo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Espaço (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), divulgados ano passado, o Brasil possui a segunda maior população de pets do mundo. São mais de 70 milhões de animais, entre gatos e cachorros. Neste cenário crescente, em que os animais  estão presentes na vida dos brasileiros, as pessoas cada vez mais estão optando por frequentar lugares chamados de Pet Friendly – amigo dos animais – em que os bichos também são bem-vindos. Em Porto Alegre, há uma série de locais que recebem os “melhores amigos do homem” de braços abertos.

A equipe da Beta Redação listou alguns destes espaços para comer, beber, comprar e passear com seu animal de estimação. Confira aqui:

A jornalista Juliana Godoy, 30 anos, admite: não vive sem seus cachorros – Kika, Pipoca e Estopa (este último um vira-lata que adotou recentemente). Sempre que pode as leva consigo para os passeios em família. “É uma pena que não tenhamos mais locais que aceitem os bichinhos. Ainda não há uma cultura dos estabelecimentos para que se tornem mais amigos dos animais”, destaca.  Juliana complementa: “Sinceramente, nunca os inseri em nossa rotina de supermercado ou Shopping, como algumas pessoas fazem com seus cachorros. Mas, por exemplo, um passeio num parque, seguido de um almoço ou café depois, nos levava a pensar se algum local aceitaria a presença de animais, visto que estaríamos com elas. Por falta de conhecimento ou até mesmo divulgação de locais na cidade, não fazemos com frequência”. Tanto que Juliana prefere apostar em passeios em locais abertos, como parques e praças. “Acabo optando por atividades em que possa levá-las tranquilamente, sem o risco de não conseguir entrar ou ser atendida”, finaliza.

Juliana, o marido Tiago, e os três cachorros. Crédito: Arquivo Pessoal

Juliana, o marido Tiago, e os três cachorros. Crédito: Arquivo Pessoal

Um dos locais em Porto Alegre que recebe os animais de estimação de portas abertas é o Café República, no bairro Cidade Baixa. Na calçada em frente ao espaço há diversas mesas e cadeiras, que acolhem os clientes com seus pets. Há ainda um deck lateral em que os visitantes do Café podem aproveitar com seus bichinhos.

Crédito: Gustavo Schenkel/Beta Redação

Crédito: Gustavo Schenkel/Beta Redação

Outro estabelecimento do bairro que faz questão de incentivar a presença de clientes com seus animais de estimação é a Chocólatras. A loja, que fica na Rua Lima e Silva, é especialista em doces e cafés. Segundo Maruí Fogaça, 27 anos, gerente do espaço, os animais são presença frequente. “Nosso maior movimento dos pets é pela manhã. Recebemos mais cachorros de pequeno porte mesmo. Desde que abrimos a loja, em maio do ano passado sempre temos bichinhos aqui”, conta. O cuidado da Chocólatras com os bichinhos é tanta que há um pote com água na entrada da loja e uma caixa que recebe doações para a Patas Dadas.

Crédito: Gustavo Schenkel/Beta Redação

Crédito: Gustavo Schenkel/Beta Redação

 

Crédito: Gustavo Schenkel/Beta Redação

Crédito: Gustavo Schenkel/Beta Redação

Para quem quer mais opções de locais Pet Friendly em Porto Alegre, o site Aqui Pode atualiza com uma boa frequência os novos espaços que aceitam os animais na capital.

Lida 1269 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.