Política

Conheça o Projeto Vereador Mirim de Novo Hamburgo

Aprovado por unamidade, o Projeto pode ser um desafogo para o momento político do país

Antes da criação definitiva do projeto, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo já colocava em pauta debates da aproximação da instituição e a comunidade escolar. Em 2014, houve a criação a Escola do Legislativo. Assim, essa aproximação, tão desejada, teve seu início.

Já em 2017, com a nova Mesa Diretora tomando posse da Câmara, a ideia de juntar escola e política contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. A Escola do Legislativo iniciou um processo de pesquisas sobre projetos do gênero em outras Câmaras Municipais e Legislativos estaduais, com o intuito de solidificar conceitos, estudar boas práticas em vigor e permitir a criação de um projeto na cidade.

A Mesa Diretora fez um esboço do projeto, que depois de algumas tratativas, foi definido junto à SMED durante reunião em 19 de fevereiro. Foi definido que a iniciativa iria envolver alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo apresentado à SMED em Fevereiro de 2017.

Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice), Felipe Kuhn Braun (PDT/1° secretário) e Vladi Lourenço (PP/2° secretário) formam a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A criação de uma equipe de Apoio formada por Servidores da Câmara foi feita, com o objetivo de auxiliar na busca por estratégias práticas para implantação.

 

34610082400_7ca9a6f7bb_o

Para que o projeto Vereador Mirim pudesse entrar em vigor, adaptações tiveram de serem feitas. Foto: Câmara Municipal de Novo Hamburgo

 

Os focos principais, por sua vez, seriam:

  • A formulação de material pedagógico, com cunho de educação política e cidadania,  a ser trabalhado nas escolas.
  • A criação de um cronograma de palestras e visitas à Câmara, das escolas selecionadas por sorteio.
  • Estipulação de um processo eleitoral nas escolas, com o intuito de escolher os vereadores mirins.
  • Treinamento desses vereadores mirins, que mais tarde representariam a escola na criação de projetos a serem apresentados na própria Câmara, em sessão especial ao final de cada ano do projeto.

Dessa forma, o Projeto Vereador Mirim foi concretizado, tendo sido aprovado em 26 de abril de forma unânime pelos vereadores de Novo Hamburgo. Hoje o projeto encontra-se em prática, com programação específica, trabalhos em sala de aula e com duas visitas já realizadas por escolas da região.

 

Objetivos

O principal objetivo do projeto é incentivar, através de experiências entre o Legislativo e comunidade escolar, que os jovens participem da política, entendendo desde cedo o funcionamento e papel do Poder Legislativo Municipal e contribuindo com uma sociedade mais digna.

Isso, é claro, além de ajudar na formação para a cidadania de alunos do 6° ao 9° ano. “Queremos mostrar para as crianças a importância da Câmara como instituição”, afirma o vereador Naasom Luciano (PTB). Nassom Luciano (PTB) ainda compara essa iniciativa com casos não tão antigos. “A própria educação no trânsito passou por isso, hoje podemos dizer que surtiu efeito”, afirma.

 

Na prática

Considerando que duas sessões do projeto já foram realizadas, a primeira em 16 de maio, que contou com a presença da escola João Goulart, e a segunda no dia 30, tendo as escolas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Elvira Brandi Grin e Arnaldo Grin presentes, os resultados já começam a ser debatidos.

 

34155163244_a8efeeab3d_o

Segunda sessão do projeto Vereador Mirim. Foto: Câmara Municipal de Novo Hamburgo

 

Segundo o vereador Vladi Lourenço (PP), o saldo, até agora, tem sido positivo. “O saldo do projeto é o melhor possível. Tivemos um feedback muito bacana, tanto dos professores, quanto dos alunos, que não perderam tempo e fizeram algumas perguntas sobre nosso trabalho, já em nosso primeiro encontro”, comenta.

O vereador Felipe Braun (PDT) partilha de opinião parecida. “Tive mais contato com os professores até agora, eles acham essa iniciativa importante”, explica. Ele ainda ressalta a importância do projeto Vereador Mirim. “Desde jovens podem conhecer e acompanhar como funciona a política e o legislativo, assim criamos uma relação maior”, completa.

O professor Sandro de Oliveira, 42, que leciona para o 6º ano da escola Elvira Brandi Grin, comenta sobre a importância do projeto. “Mesmo tendo dever político apenas aos 18 anos, os estudantes começam a ter maior contato, compreender os papéis, isso é muito importante para todos”, ressalta.

Lida 777 vezes

Comentários

Um comentário sobre “Conheça o Projeto Vereador Mirim de Novo Hamburgo”

  1. Sementes de cidadania, em cujo projeto e implantação temos tido o maior carinho e cuidado, contribuindo para conscientização sobre direitos e deveres constitucionais, aproximando o legislativo hamburguense com a comunidade escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.