Esporte

Conheça o portal China Brasil Futebol

Brasileiros criam portal para suprir carência de informações das ligas chinesas de futebol

Primeiro portal especializado sobre futebol chinês do país. Imagem: Divulgação/Facebook

Primeiro portal especializado sobre futebol chinês do país.  Imagem: Divulgação/Facebook

Procurando por sites que comentassem os jogos das ligas chinesas de futebol, Guilherme Alf não teve muito sucesso. O que poderia ter sido apenas uma frustração, se tornou ideia para um novo empreendimento. Junto com os sócios  Carlos Barata (advogado) e Aloisio dos Santos (Jogador do Hebei China Fortune), Alf criou o portal China Brasil Futebol especializado na Super Liga Chinesa

“O China BR surgiu para que o torcedor brasileiro possa conhecer mais sobre a realidade dos jogadores brasileiros por lá” – Guilherme Alf

Antes de criarem a empresa, Alf e Barata, viajaram até o país para conhecer o mercado chinês e ver como é a vida dos jogadores brasileiros que estão em clubes chineses. A plataforma também visa dar visibilidade para os brasileiros.

Para Guilherme, o Twitter, hoje, “é considerada a principal rede social para futebol no Brasil”. Pensando nisso a equipe “narra” os jogos chineses pela rede social. Para narrar as partidas, a equipe acompanha os jogos por sites e, também, por aplicativos orientais, traduzindo e replicando alguns conteúdos.

Sócios Carlos Barata, Aloísio dos Santos e Guilherme Alf. Foto: Reprodução/Facebook

Sócios Carlos Barata, Aloísio dos Santos e Guilherme Alf. Foto: Reprodução/Facebook

A proximidade com os jogadores e equipe técnica que trabalham por lá auxilia com a produção de informação. “Os jogadores estão apoiando muito o projeto e sendo fundamentais”, destaca Guilherme. Quanto a dificuldade para achar as informações, até mesmo em sites chineses, ele comenta que ainda estão aprendendo a lidar com as restrições dos sites do país. Porém a maior  barreira que a equipe enfrenta é o mandarim. Traduzir o conteúdo é “bem difícil, mas é um trabalho bem artesanal, hoje, já  identificamos no site da Liga alguns caracteres que nos permitem entender as estatísticas”, comenta.

No mês de outubro, Alf e Barata viajaram mais uma vez para a China para acompanhar as últimas três rodadas da Super Liga Chinesa. Das diferenças da primeira viagem, que realizaram em abril, para essa de outubro, Alf destaca que a recepção por parte dos jogadores foi bem maior. “Antes chegamos lá com uma ideia, agora voltamos com uma realidade. Hoje eles enxergam o China BR como um parceiro mesmo e em alguns casos estamos ficando amigos dos caras”.

Além de cobrirem os jogos, na plataforma estão disponíveis outras informações como: perfis dos jogadores brasileiros, equipes, curiosidades sobre o país e como o futebol chinês funcionaHoje, a equipe do China Brasil Futebol é composta pelos três sócios e mais cinco funcionários: Rodolfo Mohr, Eduardo Procópio, Celeste Pich, Gustavo Azambuja e Carina Dalsoto.

O conteúdo pode ser acessado pelo site, facebook e twitter da plataforma.

Lida 1292 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.