Cultura

Conheça a Academia de Teatro Musical de Porto Alegre

Inaugurada em 2015, escola promove cursos e oficinas que abarcam canto, dança e interpretação

No dia 1º de outubro, a rua Vieira de Castro, na capital, foi tomada pelo ritmo da Broadway. Isso porque o Café Art foi palco da festa Musicais a La Carte, em uma noite regada a shows e flashmobs com canções de sucesso nacionais e internacionais. Clássicos como “Les Misérables”, “Beauty and The Beast”, “Grease” e “Mamma Mia” emocionaram e fizeram os convidados dançar. O evento foi promovido pela Academia de Teatro Musical de Porto Alegre (Actemus), que vem lançando iniciativas para qualificar os artistas do teatro.

 

16844f_a8a490b10cf54a54aa254e5ae12b8e30

Academia qualifica artistas, promovendo cursos e oficinas que envolvem canto, dança e interpretação (Foto: Divulgação/Actemus)

 

Ao todo, mais de 70 pessoas passaram pela casa durante a apresentação do musical, que contou com a inspiradora presença de mais de 20 artistas da Actemus. A escola qualifica artistas, promovendo cursos e oficinas que envolvem canto, dança e interpretação. Além, é claro, de apresentações como a “Musicais a La Carte”, que reuniu alunos, professores e artistas convidados.

Professora, diretora e coordenadora pedagógica da Actemus, Cíntia Ferrer conta que normalmente é realizada uma mostra no final de cada semestre, mas a festa foi a primeira a ser realizada antes. O público da noite era bastante diversificado, com familiares, amigos, artistas e formadores de opinião. O objetivo, segundo ela, é fomentar esses encontros: “queremos que se transforme em uma festa onde as pessoas possam ir e dançar”, afirma.

Lançada em 2015, a Academia nasceu do Workshop Broadway, promovido em 2009 pela produtora de Cíntia, Pinup. “Desde então, a procura para continuar os aprendizados foi crescendo e, com o apoio de muitas parcerias, conseguimos inaugurar a escola”, conta. Cíntia é formada em Educação Física e Teatro e já atuou em vários espetáculos, entre eles “Se Meu Ponto G Falasse” e “Bailei Na Curva”, do diretor Julio Conte. Ao lado dela, atua uma equipe composta por nove professores, de diferentes áreas, numa espécie de força-tarefa. Entre eles, Raul Voges, diretor coreógrafo e coordenador pedagógico, o “braço direito” de Cíntia, como ela conta.

 

16844f_903cb34af7c94b9995a8ffd7f650117f

Cíntia Ferrer, professora, diretora e coordenadora pedagógica da escola (Foto: Divulgação/Actemus)

 

Há mais de 30 anos dando aulas de dança, Raul conheceu a parceira de palco (e de aula) durante o musical “Godspell, a Esperança”, uma montagem patrocinada pela Prefeitura de Canoas. “A partir dali, comecei a ministrar os workshops de final de semana com a Cíntia, fui me inserindo no trabalho de coordenação, definição das cenas e temas e me incorporei ao sonho dela de criar uma escola com curso de formação em teatro musical”, relata o artista.

O caminho para a consolidação da Actemus é um processo gradual, em parte porque o teatro musical é um espaço ainda pouco explorado, principalmente no Rio Grande do Sul, mas também porque Porto Alegre, de acordo com Raul, já enfrenta dificuldades em todas as áreas da arte. “Seja de espaços físicos, de incentivos, e, principalmente, de se entender a arte como uma necessidade educativa de formação do cidadão, de se valorizar o trabalho do artista”, declara.

No que depender do interesse dos alunos, essa situação tende a mudar. O professor de canto, Ricardo Barpp, diz que a maioria já tem sua vida profissional e quer adquirir conhecimento de técnicas e praticá-las. “Há uma busca por conhecimento, por aprender. Acho que eles não imaginavam quantos elementos existiam, mas as respostas têm sido bem positivas”, comemora.

 

grease_16844f_5d69ffb648d34d4284c130f5c1005a50

Workshop Broadway ensaiando “Grease” (Foto: Divulgação/Actemus)

 

Aos que têm o desejo de desbravar o universo do teatro musical, a Academia está com inscrições abertas para o Workshop Broadway e Broadway Kids. As aulas para adultos ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 18h, na Casa de Cultura Mário Quintana (Sala Cecy Frank). Já as aulas para os pequenos acontecem nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 15 às 18h, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Sala Noé Freitas) – ambos na Capital. Confira mais informações no site da Actemus.

Lida 919 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.