Esporte

Começa a 29ª Copa Unisinos

Com participantes de instituições nacionais e estrangeiras, competição segue até o dia 23

Abertura 29ª Copa Unisinos. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

Abertura da 29ª Copa Unisinos. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

.

A Unisinos recebe anualmente equipes esportivas de diversas instituições de ensino superior do Mercosul para a realização deda Copa Unisinos de Jogos Universitários. Neste ano, a 29ª edição da competição ocorre de 20 a 23 de outubro e conta com a participação de mais de 19 instituições, entre elas quatro do Uruguai, duas de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e uma do Paraná. Na noite desta quinta-feira (20/10) ocorreu a cerimônia de abertura oficial na Pista Atlética Unisinos,

Equipes masculinas e femininas participam do evento, que contempla as modalidades de atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, rugby, voleibol, voleibol de praia e xadrez. Entre os objetivos da Copa está incentivar o esporte universitário, pensando a atividade nas perspectivas da educação, da saúde e da qualidade de vida. 

Para o coordenador do evento, Fernando Edi Chaves, o principal propósito é aproximar as instituições. “Já temos uma tradição de realizar esse encontro que promove a integração entre as universidades”, destaca Chaves. Ele também comenta que a instituição estuda ampliar o evento para as próximas edições, inserindo novos esportes.

Segundo Damaris Amaral, estudante e participante da equipe de atletismo da Mackenzie, sempre há representantes da instituição presentes na Copa Unisinos. Este ano não haveria de ser diferente. O objetivo dos alunos da universidade paulista é a participação em várias competições pelo país.

.

Abertura 29ª Copa Unisinos. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

Abertura da 29ª Copa Unisinos. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

.

Cerimônia de abertura

Durante o evento, a entrada das delegações despertou alegria nas arquibancadas, sendo aplaudida pelo público. Em seguida, todos os presentes ficaram de pé para ouvir os hinos do Brasil e do Uruguai.

O presidente do diretório acadêmico de Educação Física da Unisinos, Claiton Nunes, agradeceu a participação de todas as instituições, lembrando que esse é um evento para todos os acadêmicos e que todos deveriam aproveitar para trocar experiências e aprendizados.

.

Claiton Nunes durante o discurso de abertura. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

Claiton Nunes durante o discurso de abertura. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

.

Esteve presente o Secretário de Esportes de São Leopoldo, Fábio Leandro Maciel, que elogiou o evento e salientou a importância das atividades além da competição. “Buscamos pensar o esporte não só na competição, mas como fomentador da economia e do turismo para a cidade”, disse Maciel.

O aluno do curso de Educação Física Jordan Silva Ferreira procedeu a leitura do juramento do atleta. Ferreira, que integra a equipe de atletismo da Unisinos, sagrou-se campeão das provas dos 100 metros rasos nos Jogos Universitários Gaúchos em 2015.

.

Jordan Silva Ferreira, procedeu a leitura do juramento do atleta. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

Jordan Silva Ferreira, procedeu a leitura do juramento do atleta. Foto: Roberto Caloni/Beta Redação

.

Neste ano, as atrações culturais da abertura foram feitas pelos alunos da Escola Parque do Trabalhador e da Escola Estadual Mário Sperb, ambas de São Leopoldo e conveniadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física da Unisinos.

.

.

Para os atletas da equipe masculina de futsal da Unisinos Marcelo Gomes e Tobias Gernhardt, ambos do curso de Educação Física, o melhor da competição é a troca de experiências. “Com a competição surgem novas amizades, e isso nos estimula a pensar no próximo e a compreender nossas diferenças”, diz Gomes.

Após a cerimônia, todos foram convidados para participar de uma festa de confraternização.

.

.

Instituições participantes

Neste ano, as universidades gaúchas participantes são: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Faculdade Cenecista de Osório (Facos), Universidade Feevale (Feevale), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Centro Universitário Metodista IP.

Do Uruguai vieram delegações representando a Liga Universitária de Deportes (LUD), Universidad de La República (Udelar), Universidad de la República Uruguay (Isef) e  Universidad Católica del Uruguay.

.

.

Além destas, também participam a Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (Laausp), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Paraná.

A 29ª Copa Unisinos também faz parte dos eventos de comemoração dos 30 anos do curso de Educação Física. Para conferir a programação completa,  acesse o site do evento. 

Lida 802 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.