Cultura

Veículos antigos reúnem apaixonados

Hoje em dia, com os carros cada vez mais sofisticados e confortáveis, ninguém mais quer saber dos antigos, certo? Errado. Segundo a Federação Brasileira de Veículos Antigos, só aqui no país são 162 clubes membros.  No Rio Grande do Sul são 28 clubes que se dedicam a esses automóveis, e a cada encontro têm a chance de mostrar o cuidado e beleza que desses veículos. Os carros são, na maioria, do século passado, relíquias que se mantêm conservadas para serem admiradas até hoje. No último dia 22, no Parcão Municipal da Cidade de Triunfo, muitos admiradores puderam apreciar essas raridades.

 

Créditos: Maiara Rybar

Créditos: Maiara Rybar

1º Encontro de Carros Antigos de Triunfo teve 20 automóveis, além de miniaturas / Fotos: Maiara Rybar

Ter um carro desses na garagem, com todos os detalhes de fábrica da época, é um sonho de muitos apaixonados. São raridades que poucos podem pagar. A preocupação e o cuidado dos carros é grande, e a maioria dos donos os utiliza somente para passear no final de semana ou para exposições. O 1º Encontro de Carros Antigos de Triunfo contou com a presença de 20 relíquias, além da exposição de 10 réplicas, com detalhes perfeitos, feitas à mão.

 

SAM_1404

Créditos: Maiara Rybar

Réplicas em miniatura, feitas à mão, reproduzem modelos clássicos / Fotos: Maiara Rybar

Antônio Francisco é um colecionador de miniaturas de fuscas. Ele diz que não se compara a colecionar automóveis de verdade, mas confessa que o ciúmes de alguém pegar ou mexer em alguns dos seus mais de 15 exemplares é bem grande. A vontade veio de criança, mas só se realizou quando Antônio conseguiu comprar um com o primeiro salário, e a partir daí foi aumentando a coleção.

Crédito: Maiara Rybar

Coleção de Antônio Francisco começou como paixão de infância / Foto: Maiara Rybar

Lida 496 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.