Geral

Celebridades pautam a violência contra a mulher nas redes sociais

Celebridades deixaram internautas curiosos após postar frases como "Foi a maçaneta da porta" no Facebook

Celebridades usaram a rede para chamar a atenção da violência contra mulher

Celebridades usaram a rede para chamar a atenção da violência contra mulher

Uma campanha nas redes sociais de mulheres famosas chamou a atenção dos internautas na última segunda-feira, 24.

Celebridades postaram em suas timelines frases como “foi a maçaneta da porta”, ou “foi a quina da mesa”, deixando os internautas curiosos. Para saber do que se tratava o assunto, os seguidores eram obrigados a visualizar o histórico do usuário.

A iniciativa, que partiu de mulheres famosas, ganhou corpo na rede através das ativistas do movimento feminino. “Um destes caminhos é, sim, pautar a opinião pública. Quando é feito por famosos, o movimento acaba ganhando força”, diz Márcia Falcão, ex-gestora de políticas para mulheres de Canoas.

O uso da internet e, principalmente, das redes sociais, tornou-se um grande aliado dos ativistas em prol das causas sociais. Para o coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos, Daniel Bittencourt, é natural que as redes ajudem a alavancar as campanhas. “A internet é um dos principais polos de emissão. A informação já não está mais em poder de quem é proprietário de mídia, hoje os grupos se organizam para ocupar este espaço”, explica Bittencourt.

A maneira como as campanhas são abordadas também costuma fazer diferença para as pessoas que lutam por causas igualitárias. “Eu achei muito interessante principalmente pela forma como a campanha foi construída, de maneira sutil”, diz Luana Chinazzo, simpatizante do movimento feminista. Carolina Teixeira, uma militante do movimento pró-feminismo, diz concordar com o fato de as campanhas, quando impulsionadas pelas celebridades, obterem mais resultado. “O impacto é maior, sim, apesar de não achar isso legal, porque isso segue uma lógica de que algo só é válido quando é dito por uma celebridade/personalidade famosa, mas é uma forma de ganhar espaço”, explica a participante do movimento Levante Popular da Juventude.

Maytê Ramos, outra defensora da causa feminista, entende ser interessante o ativismo dos artistas nas redes. “As celebridades conseguem mobilizar uma parcela da sociedade, a dos fãs, por exemplo, o que leva a uma amplitude maior tanto na divulgação da campanha quanto na mudança de atitudes de fato em parte da população”, acredita.

 

 

Lida 647 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.