Política

Candidatos de Gravataí visitam eleitorado em casa para garantir votos

Município não possui horário eleitoral nos veículos de comunicação para divulgação de propostas

No período eleitoral, é normal que se acompanhe as propostas dos candidatos pela televisão. Porém, as cidades da Região Metropolitana não desfrutam desse espaço. As campanhas são feitas nas ruas: os candidatos se apresentam em cima de carros elétricos, nas esquinas das vias públicas, em panfletagens ou batendo de porta em porta. Em Gravataí, município com 255.762 habitantes, o quarto mais rico do Estado, concorriam à prefeitura sete candidatos: Anabel Lorenzi, Daniel Bordignon, Levi Melo, Marco Alba, Rafael Linck, Sadao Makino e Valter Luiz. Apesar de contar com a ajuda das redes sociais, os políticos fortaleceram as caminhadas como estratégia de campanha pelos cinco distritos da cidade.

Nos bairros Morada do Vale I, II e III os jingles dos candidatos ocuparam os principais lugares nos alto falantes dos moradores, mas a conquista pelo voto ocorreu de outra forma. “O candidato que eu escolhi foi na minha casa. Bateu lá na nossa porta e apresentou as propostas. Aproveitei e tirei até foto!”, conta Rita de Cássia Fialho, 34 anos, que vive no bairro Morada do Vale I. Já o casal Ivone Andrade, 50 anos, e Geovani Vidal, 48 anos, moradores do bairro Parque dos Eucaliptos, conheceu os candidatos por meio da panfletagem. “Conversamos com os apoiadores do candidato que escolhemos. Eles estavam distribuindo os panfletos nas casas e aproveitamos para saciar algumas dúvidas”, explica o casal. Para a eleitora Rejane Luiza Krauthein definir o voto foi mais fácil. “Eu votei no meu cunhado, que está concorrendo como vereador, e para prefeito optei em votar na minha vizinha. Conheço ela há muito tempo, nossas filhas estudaram juntas e sempre acompanhei de perto toda a trajetória dela na política e também do ex-marido, que concorre para prefeito na cidade vizinha, Cachoeirinha”, afirma.

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