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Branding Experience em debate na Unisinos

O empresário César Paz trouxe a discussão sobre a tendência de mercado em aula inaugural dos curso de comunicação

Em interação com a plateia, Paz trouxe a corrente das "nove verdades e uma mentira" do Facebook para falar sobre experiências extraordinárias. Foto: Cassiano Cardoso

Em interação com a plateia, Paz trouxe a corrente das “nove verdades e uma mentira” do Facebook para falar sobre experiências extraordinárias. Foto: Cassiano Cardoso

Na Comunicação Digital, o diálogo entre marcas e clientes é cada vez mais estreito com o advento da internet. O fato de estar conectado o tempo inteiro, como muitos o fazem atualmente, está mudando a forma como o mercado interage com as pessoas. Em muitos destes projetos, é a experiência do usuário que o aproxima das marcas, criando uma relação empírica e simples. É o que profissionais da comunicação chamam de branding experience.

Professor visitante da Unisinos e também ex-CEO da AG2 – uma das agências digitais mais importantes do país -, César Paz trouxe o tema aos holofotes do Anfiteatro Pe. Werner na noite desta quarta-feira (18) na aula inaugural da Comunicação. Formado em engenharia mecânica e mestrando em Design na Unisinos, ele contou de suas experiências com as mais diferentes marcas – como cliente e profissional –  interagindo com a plateia.

Primeiro, ele ressaltou o mercado democrático e universal da comunicação digital, que usa as rotinas das pessoas para se aproximar do usuário. “Cada vez mais a experiência faz parte do sucesso das marcas. No digital, as coisas são muito rápidas e o processo é muito mais rápido”, salientou.

Paz apresentou marcas que trazem experiências novas e “extraordinárias”, como ele mesmo disse na palestra. Uber, Netflix e Spotify. Projetos que trazem a simplicidade como o diferencial e , sensorialmente, traz uma relação afetiva com o usuário. “Eu pego Uber diariamente. Outro dia, fui de táxi e saí direto. Esqueci de pagar. Quando voltei para fazer o pagamento, não encontrei dinheiro e perguntei sobre outras formas de fazê-lo. Não tinha. É uma experiência ruim com aquela marca”, exemplificou.

Professor visitante da Unisinos, Paz comparou as experiências entre Uber e táxi para exemplificar o branding experience. Foto: Cassiano Cardoso

Professor visitante da Unisinos, Paz comparou as experiências entre Uber e táxi para exemplificar o branding experience. Foto: Cassiano Cardoso

Em uma rápida interação com a plateia, perguntou uma marca de cerveja, carro e roupa. Logo, uma moça respondeu. “Skol, BMW e Nike”. Paz, ao fim, disse que estas ligações automáticas da estudante tinham a ver com as conexões verdadeiras que ela tem com as marcas, através do branding experience.

Segundo ele, “as marcas precisam desenvolver uma cultura da experiência, pois não adianta comunicar-se bem e continuar mentindo com o produto entregue”. De acordo com Paz, o pensamento linear e de produção industrial ficaram no passado e a não linearidade e as tentativas entre acerto e erro determinam o sucesso das marcas.

Para o Bernardo Barbosa, 20 anos, aluno do 3º semestre do curso de Comunicação Digital, o branding experience é o futuro. “Toda essa explicação sobre experiências é o futuro de todas as marcas. É o que abre a mente para compreendermos melhor a relação entre o mercado e as pessoas”, contou.

Já o coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos, Micael Vier Behs, considera a palestra oportunizada por Paz importante para que se entenda o que é promovido para os clientes. “O César é muito significativo para a comunicação digital. Ele tem essa visão de mercado e está buscando compreender estes conhecimentos na academia”, apontou.

Para ele, o mais importante foi a ideia das marcas se relacionarem com as pessoas de uma forma diferente e direta. “São experiências ‘extraordinárias’. Criam uma cultura de experiência e design. Não são só os produtos que contam, mas a estratégia de como eles se relacionam com as pessoas”, definiu.

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