Esporte

PODCAST: As gurias vão à luta

Centro de Treinamento Carla Silva oferece boxe apenas para mulheres

Em Esteio, o Centro de Treinamento Carla Silva oferece aulas de boxe exclusivamente para mulheres. A treinadora de 39 anos conta um pouco da sua trajetória até aqui e traz uma reflexão a respeito da necessidade desses espaços.

Carla destaca que o boxe é uma verdadeira paixão em sua vida, mas que a iniciativa de promover aulas apenas para mulheres surgiu da própria demanda. Anteriormente, em academias mistas, as mulheres se sentiam encabuladas em executar os movimentos, sendo observadas por homens que frequentavam o local.

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Hoje, no Centro de Treinamento, essa demanda de mulheres com interesses particulares é atendida. A principal procura, segundo Carla, é devido à perda de peso. Porém, algumas meninas decidiram levar o esporte a sério e hoje se preparam para competições oficiais. Quem auxilia Carla a preparar as alunas para o ringue profissional é Gabriel Moro, o Dolly. O atleta de 19 anos é campeão nacional de boxe, um tutor e também uma inspiração para os jovens ingressantes no esporte.

 

Foto: Fernanda Bierhals

Foto: Fernanda Bierhals

 

É o caso de Tamires Oliveira, 15 anos, que disputa o Campeonato Regional de Boxe em Canoas,  no dia 04 de junho. Aos 15 anos, ela tem o sonho e a dedicação de uma boxeadora profissional. Tamires vem se preparando há aproximadamente um ano e é uma das principais apostas de Carla Silva para o boxe feminino no Estado. Junto com ela nos treinos diários, inclusive nos sábados, Nicoli Souza, da mesma idade, também tem interesse em seguir carreira no esporte e fala sobre suas motivações.

Foto: Fernanda Bierhals

Foto: Fernanda Bierhals

 

Atletas do CT Carla Silva em treinamento com Gabriel Dolly

via GIPHY

Tamires Olvieira, 15 anos, compete no Regional de Boxe dia 04 de junho, em Canoas/RS

 

via GIPHY

 

 

Nicoli Souza, 15 anos, treina para ser boxeadora

via GIPHY

Algumas aulas no Centro de Treinamento são comandadas por Roberta Marinho. Ela começou como aluna de Carla e foi evoluindo. Fez o curso para ser técnica de boxe e hoje se sente satisfeita em treinar outras mulheres. “O boxe para mulheres é algo sensacional , elas gostam de estar ali. Além dos socos dividem a vida uma com a outra”, afirma Roberta. Aos 28 anos, a treinadora destaca que nesse espaço as mulheres podem se sentir mais livres, “elas vão com a roupa que acharem mais apropriada, sem se importar com o machismo existente na grande maioria das academias, onde existe o boxe em turmas mistas”.

Roberta atualmente dá aulas com caráter voluntário para crianças até 13 anos. O CT não cobra mensalidade e abre espaço para que as gurias aprendam boxe e outros valores do esporte, como respeitar as diferenças. “Minha motivação é a alegria delas em aprenderem algo novo e que não parece ser tão masculinizado”, relata a técnica. “Talvez na sociedade ainda seja. Mas mulheres são tão fortes quanto os homens e muitas vezes elas não sabem disso e precisam de motivação”.

E, para completar o time de instrutores do CT Carla Silva, o espaço conta ainda com a colaboração do vice-campeão brasileiro da categoria 75 kg, Thaynô Ferreira, de 20 anos, que conquistou o título em dezembro de 2016. Ele também é tricampeão gaúcho da categoria.  Ele tem uma determinação característica e hoje em dia é considerado uma inspiração para atletas de todo Estado.

 

Roberta Marinho e Thaynô Ferreira. Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução

 

Além dos benefícios físicos e psicológicos (perda de peso, definição do corpo, fortalecimento de musculatura, alívio de estresse, melhora da qualidade do sono), o boxe também promove um espaço de integração no CT Carla Silva. A treinadora destaca também a empatia e a igualdade que ocorre entre as alunas, que incentivam umas às outras a alcançar seus objetivos.
E aí, ficou interessada?
O Centro de Treinamento Carla Silva oferece aulas de segunda à sexta-feira, em turnos diversos. O espaço fica na Rua Salgado Filho nº 543 em Esteio/RS.
Mais detalhes na página do CT no Facebook.

 

Foto: Fernanda Bierhals

Foto: Fernanda Bierhals

 

Lida 1281 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.