Esporte

Bolão ou boliche?

A jogadora de Bolão, Mariana Berwanger, apresenta o esporte e explica a diferença com o Boliche

O ano era 1824. A cidade, São Leopoldo. Bom, não era bem São Leopoldo ainda. Na verdade, a localidade nessa época era chamada de Real Feitoria do Linha Cânhamo. Foi no dia 25 de julho desse referido ano, que os primeiros imigrantes alemães desembarcaram nessa região e ajudaram a colonizar o Rio Grande do Sul. Na bagagem, receitas de cuca e chucrute, costumes religiosos, dialetos diversos e regras de jogos como tiro ao alvo e bolão.

O Bolão é uma atividade muito parecida com o boliche. Alguns o consideram, inclusive, o seu precursor. Mas no que exatamente consiste esse jogo? Para entender melhor as regras e o funcionamento do esporte, a Beta Redação conversou com Mariana Berwanger, moradora de Sapucaia do Sul e jogadora de bolão já há alguns anos. Confira abaixo a entrevista.

.

Beta Redação: Quando você começou a jogar bolão?

Mariana: Eu comecei a jogar, não sei bem dizer quando, desde que me lembro por gente. Eu deveria ter uns 10 anos, e iniciei porque meus pais sempre jogaram. Não existe idade mínima para jogar, geralmente é quando se consegue segurar a bola, que normalmente pesa em torno de 7kg para os iniciantes.

.

Mariana (ao centro) começou a jogar bolão pela influência dos pais. (Arquivo pessoal)

Mariana (ao centro) começou a jogar bolão pela influência dos pais. Foto: arquivo pessoal.

.

Arquivo pessoal de Mariana.

Foto: arquivo pessoal de Mariana.

Beta Redação: Como funciona o jogo?

Mariana: O bolão é o nome carinhoso o qual chamamos o jogo “Bola 23”, que é um jogo de origem alemã, inspirado no boliche. A bola pesa normalmente entre 9 e 11kg, embora não tenha limite de peso, apenas de circunferência que é 23cm, o que dá o nome do jogo. Ele se baseia em times que possuem de 8 a 10 jogadores, dependendo da competição. Cada jogador arremessa 20 bolas em direção aos pinos, que são nove, distribuídos em forma de losango. A pontuação é calculada de forma simples: cada pino vale um ponto e a bola é jogada vinte bolas vezes. Portanto, o jogador pode atingir até 180 pontos. Ganha a competição a equipe que realizar mais pontos somando todos os pontos dos seus jogadores.

.

Beta Redação: Como funcionam os campeonatos de bolão?

Mariana: Os campeonatos são primeiramente divididos por classificação: feminino, masculino, casais, veteranos, veteranas, juvenil misto e sub-35, estes sendo os mais comuns. Cada um destes campeonatos são divididos em eliminatórias feitas por região, semifinal e final estadual, e há também o campeonato brasileiro e mundial. Todas estas competições premiam as equipes até o quinto colocado, e também individualmente o melhor homem e mulher da competição.

.

Beta Redação: Tem algum lugar específico em que ocorram os campeonatos estaduais ou eles ocorrem de forma itinerante?

Mariana: As finais são geralmente em clubes que são representados por grandes times finalistas anualmente, mas a escolha é feita pela direção da Federação de Bolão, dentre os clubes que se prontificam a sediar.

.

Beta Redação: E da onde costumam ser esses times?

Mariana: Santa Maria, Estância Velha, São Martinho, Campo Bom…

.

Beta Redação: Qual a diferença entre o bolão e o boliche?

Mariana: Resumidamente, a forma da pontuação, a cancha e as bolas que são mais pesadas no bolão do que no boliche. Foi uma adaptação alemã, para ficar mais simples.

.

_______________________________________________________________________________________

A principal diferença entre o bolão e o boliche está na quantidade de pinos em ambos os jogos: enquanto o bolão tenta-se derrubar nove pinos, no boliche são dez que devem ir para o chão. Esses pinos também podem ser chamados de palitos e possuem em torno de 1,5 a 2kg e ficam dispostos a uma distância de 35cm entre si. Normalmente a cancha do bolão possui 30 metros de comprimento, por 34cm de largura.

O boliche, na verdade, é uma variação americana do bolão, com o acréscimo de um pino e diminuição do peso da bola.

_______________________________________________________________________________________

.

Beta Redação: Você está jogando atualmente? Em qual time?

Mariana: Esse ano joguei apenas o campeonato juvenil misto, pela sociedade canto Lyra, de Estância Velha. Mas atualmente faço parte do time Ipiranga, de São Leopoldo.

.

Representando a Sociedade Canto Lyra, Mariana conquistou o 3º lugar no Campeonato Estadual Juniores. (Arquivo pessoal)

Representando a Sociedade Canto Lyra, Mariana conquistou o 3º lugar no Campeonato Estadual Juniores, em 2016. Foto: arquivo pessoal.

Lida 4490 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.