Esporte

Aulas de treinamento funcional são uma boa alternativa de atividade física

Atividade chama atenção de um novo público

imagem-de-rafael-erthal

Alunos fazendo treinamento funcional. Foto: Rafael Erthal/ Beta Redação

 

O professor João Marques é formado em Educação Física com mestrado em ciência do Movimento Humano pela UFRGS e atualmente doutorando em duas universidades em parceria UFRGS / Hamilton University Canada. João trabalha com treinamento funcional em três frentes: aula de personal, treino funcional em parques e treino funcional com atletas profissionais de futebol, “atualmente trabalho com três atletas do Internacional, dois do Grêmio e um do Novo Hamburgo”. No centro de São Leopoldo, ele atua três vezes na semana e suas aulas são em baixo dos trilhos do trem, ao ar livre.

O prática busca trabalhar o equilíbrio corporal, como o próprio nome fala,  desenvolve a funcionalidade do indivíduo.  Trabalhando as ações mecânicas chave do corpo humano:  empurrar, arrastar, puxar, rodar e levantar.
Os equipamentos são variados e bem diversos, vão desde cordas, borrachas e cones até barras, anilhas e ketlebell. É trabalhado tanto aeróbio quanto o anaeróbio, dependendo das variações do treinamento e do objetivo desejado.
Assim como a musculação, também existe o trabalho de força muscular. “Eu tenho alunos que deixaram de treinar musculação e outros que ainda treinam conjuntamente as duas coisas. Eu particularmente após conhecer e estudar o funcional, não treinei mais musculação”, afirma João.

“Minhas expectativas foram as melhores. Eu não sabia exatamente o que era, e agora descobri uma ótima atividade”, fala Tatiana Werlang, aluna.

Existe uma grande procura atualmente por este tipo de exercício. É uma boa alternativa para aqueles que não tem o costume de praticar outros esportes ou até mesmo, musculação. “Sempre fiz dança e isso me ajudou muito fisicamente. Mas esse tipo de exercício é muito interresante, por que complementa minha atividade”, afirma Nátaly Neves, estudante de Educação Física.
A prática já está consolidada, e inclusive possui espaços exclusivos em algumas academias. O Brasil é o segundo país em numero de praticantes, depois dos EUA, e conta com profissionais de muita qualidade. O funcional hoje em dia está em todos os esportes de alto rendimento e é importante na preparação física.
O Rio Grande do Sul está com essa atividade bem consolidada no ramo da educação física.

Lida 465 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.