Esporte

Atividade física ou diversão? Conheça o Stand Up Paddle

Novidade, um dos esportes mais populares do momento aceita praticantes de todas as idades

O Stand Up Paddle é um dos esportes mais populares da atualidade. A atividade de remo sobre a prancha é uma opção para quem busca um esporte aquático desafiador e simultaneamente relaxante. A prática, também conhecida como SUP, é ofertada nas margens do Rio Taquari através de eventos promovidos pela parceria entre órgãos municipais e a Escola Chiquinho Oliveira.

O último dia 11 de março teve características típicas de verão: calor, sensação de abafamento e aquela vontade de cair na água. O dia perfeito para ocorrer a Primeira Clínica de Stand Up Paddle em Lajeado. O evento ocorreu no Porto dos Brudes, por onde circularam aproximadamente 100 pessoas ao longo da tarde. Conheça um pouco mais dessa proposta com o instrutor de SUP Chiquinho Oliveira.

 

De cabelos molhados após um caldo e ainda vestindo o colete salva-vidas, Caroline Kaufmann, 15 anos, caminha sorridente pelo Porto e elogia a Clínica: “Sempre bom incentivar tanto o lado competitivo quanto o lado do esporte. E é muito bom. Além de estar pertinho de casa, é muito legal o rio aqui”, afirma a jovem, moradora de Estrela. Há aproximadamente um mês ela se desafia sobre a prancha, e deixa uma dica para quem quer se aventurar: “Não ficar pensando muito. Porque a pior coisa é a dúvida, a indecisão. É só ir e se arriscar”.

Screen shot 2017-03-20 at 7.38.12 PM

Caroline Kaufmann praticando SUP no Rio Taquari. Foto: Fernanda Bierhals/Beta Redação

No local foi montada uma infraestrutura de bem-estar, com tendas para se proteger do sol, água mineral e frutas frescas. Tudo para garantir a qualidade do evento e dos interessados no SUP. O secretário de Esportes, Cultura e Lazer do município, Carlos Rodrigo Reckziegel, também não perdeu a oportunidade e se aventurou rio afora.

Crédios SECEL/RS

Foto: SECEL/RS

De volta à terra firme, Reckziegel destacou a importância de valorizar o meio ambiente e a infraestrutura da cidade. “Costumeiramente, as cidades, de modo geral, costumam dar as costas para o rio. E nossa proposta é de fomentar as práticas esportivas no rio Taquari.” Saiba mais sobre a proposta da prefeitura sobre o SUP no áudio abaixo:

 

O SUP é um esporte democrático, em que qualquer pessoa com condições físicas básicas pode se aventurar. Entre as diferentes modalidades, é uma atividade que não requer apenas esforço físico. É preciso que o praticante alinhe concentração e equilíbrio para se aventurar a “caminhar sobre as águas”. Chiquinho Oliveira esclarece os benefícios da prática e quem pode se praticar o SUP. Confira no vídeo:

 

O surgimento do SUP data dos anos 60, quando instrutores de surfe acompanhavam os atletas remando sobre as ondas nas praias paradisíacas do Hawaii. Com o passar dos anos, a prática ganhou notoriedade como esporte aquático e se popularizou nos quatro cantos do mundo, inclusive no Vale do Taquari.

Ao contrário do surfe, o Stand Up Paddle não exige ondas, nem mesmo mar. Apesar de poder ser praticado também em água salgada, o SUP é muito bem-vindo nas lagoas e águas internas.

Julia Wunsche, 14 anos, Maria Eduarda Wunsche e Isabela Fleck, ambas de 15,  participaram da Primeira Clínica de SUP em Lajeado e atravessaram o rio em direção à cidade vizinha. “A gente brinca que atravessou uma cidade, a gente foi de Lajeado a Estrela, então é muito legal”, comenta Julia. Confira no áudio abaixo:

 

Júlia Wunsche, Maria Eduarda Wunsche e Isabela Fleck na Clínica de Stand Up Paddle de Lajeado. Foto: Fernanda Bierhals/Beta Redação

Para praticar o Stand Up Paddle é necessário o uso de colete salva-vidas e o auxílio de um remo. Também é recomendada a utilização de uma prancha equivalente ao seu objetivo, que pode ser de puro lazer ou profissional. Desde 2013, a Rabbit Surfboards produz pranchas específicas para as diferentes modalidades de SUP, e é uma das apoiadoras das parcerias com Chiquinho Oliveira e a prefeitura. O shape designer Jerônimo Coelho fala sobre a importância de escolher a prancha certa. Confira as especificações e detalhes desses instrumentos no vídeo:

 

Atualmente, o SUP é pauta de competições em nível regional, nacional e internacional. No dia 25 de março, por exemplo, acontece o SUP Festival Porto Alegre. O evento integra a programação de comemoração ao aniversário da capital gaúcha, quando serão realizadas aulas, troca de informações e vendas de equipamento, além da 2ª Etapa da Copa União de Stand Up Paddle 2017.

Seguindo a trajetória de desafios e popularização do esporte, o SUP também tem conquistado espaços inusitados. Provas de resistência física também adotaram o esporte, que exige estabilidade e harmonia entre o corpo e a mente. É o caso da MegaRace, uma corrida de obstáculos militarizados que conta com uma prova de Stand Up na próxima edição. As inscrições para o desafio já estão abertas. No vídeo abaixo, Robson Bohrer da Rocha, idealizador da corrida, dá detalhes sobre o evento:

 

Lida 1352 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.