Cultura

Anjos, demônios e paixões em Fallen

Sete livros e mais de dez milhões de cópias garantem o sucesso da franquia teen

A coleção de livros Fallen foi escrita pela americana Lauren Kate. É formada por quatro livros e mais três spin-offs  que contam a história de amor entre Lucinda (Luce) e Daniel: Fallen, Tormenta, Paixão e Êxtase; e Anjos na Escuridão, Apaixonados e O Livro de Cam. O primeiro livro da série foi lançado em 2009 e chegou à terceira posição na lista dos best-sellers do New York Times em 2010, permanecendo na lista por mais de seis meses.

 

Capas de alguns dos livros da coleção

Capas de alguns dos livros da coleção.

 

Qual é a história de Fallen?

Lucinda é uma adolescente que vê sombras. Desde pequena, ela teve acompanhamento psicológico. No início do primeiro livro, acompanhamos seu tormento, pois o garoto que ela gostava na escola morreu em um incêndio que supostamente foi provocado por ela, pois só havia os dois no local. Por causa do acidente, seus longos cabelos pretos foram cortados na altura dos ombros e sua vida mudou por completo: precisou abandonar a escola e foi mandada para o reformatório Sword Cross.

Lá, não era permitido o uso de nenhum aparelho de comunicação, e a vestimenta deveria ser inteiramente preta. Mas no meio desse mar de uniformes escuros, alguém se destacava por burlar as regras e utilizar um cachecol vermelho. No mesmo momento Luce se encantou pelo garoto que estava em sua frente. Mas a primeira reação dele foi de rejeitá-la.

A partir daí, Lucinda Price tornou-se cada vez mais curiosa e obsessiva para conhecer e entender mais Daniel Digori, e por que ele a tinha rejeitado. O problema entre eles era que Daniel escondia um segredo. Era um anjo caído do céu. Devido à decisão de Deus por causa de uma afronta que sofreu de um anjo na hora da escolha entre Ele e o Diabo, Daniel acabou punido.

A história, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil e 10 milhões no mundo todo, gira em torno dessa complicada e milenar história de amor entre Lucinda e Daniel. Ele está destinado a ver sua amada morrer e renascer a cada 17 anos. Ela, sempre que retorna a sua nova vida e encontra Daniel, morre. Entre pesquisas históricas e bíblicas, Lauren conta a história do casal e ainda reflete de maneira sutil sobre a fé sem questionamento na religião.

Esse ponto é bem marcado no segundo livro, Tormenta, quando Luce é encaminhada para uma escola de néfilins (filhos de anjos com humanos) e recebe aulas de dois anjos: um que caiu apoiando Deus e o outro apoiando o Diabo. Nas aulas, é possível perceber o debate entre os dois lados, que faz refletir até que ponto a religião deve ser seguida sem se pensar no que realmente está sendo dito.

Já em Paixão, várias vidas de Daniel são apresentadas, e nele é possível encontrar personagens reais, conhecidos por nós, como Shakespeare. O exemplar nos dá entrada ao que vem no livro de encerramento, Êxtase, que é aquele que sana todas as questões ficcionais da história principal e que sutilmente mostra uma visão de Lauren ao contrário da Igreja.

É uma história envolvente, que, além de amor, traz ensinamentos históricos e visão crítica. Para quem gosta de literatura fantástica, ela possui todos os elementos necessários. Além disso, tem uma escrita clara, o que facilita a leitura. Os livros possuem em torno de 300 páginas, e as capas são em alto relevo, com um tom sombrio, mas muito bonitas.

Além de Fallen, Lauren é autora de mais uma coleção, chamada Teardrop, e do livro A Traição de Natalie Hargrove, além de participações em coletâneas. A escritora consegue em todos os seus livros amarrar todas as histórias dos personagens. Isso é muito nítido em toda a coleção sobre os anjos. Não ficam dúvidas quanto ao passado, presente e futuro de todos. E essa inclusive foi a função dos livros que ela produziu fora dos quatro principais. O último, O Livro de Cam, foi feito a partir da curiosidade dos fãs a respeito do final do personagem Cam, que nos traz um misto de amor e ódio ao longo da história. Essa era a última ponta solta de Fallen, que neste ano foi solucionada.

 

Pôster oficial do filme Fallen

Pôster oficial do filme Fallen

 

Ainda em 2009, a Disney comprou os direitos para produzir os filmes da saga. Em 2013, foram anunciados os atores que interpretariam os personagens: Addison Timlin (de Namoro ou Liberdade), como Luce, e Jeremy Irvine (Cavalo de Guerra), como Daniel. As gravações foram finalizadas ainda em 2014, mas, de lá para cá, nenhuma notícia. O lançamento foi sendo empurrado cada vez mais para frente. Nesse meio-tempo, já foram iniciadas as gravações do segundo filme, e nada do lançamento do primeiro. Finalmente, no último dia 21, vazou o trailer do primeiro filme da série. A ideia é de que seja lançado ainda em 2016, mas provavelmente seja apenas em DVD e streaming.

 

 

 

Lida 3376 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.