Cultura

30ª Feira do Livro de Gravataí ocorre na próxima semana

Patrono do evento, o cronista Fabrício Carpinejar conversa com o público na segunda-feira à noite

Uma semana repleta de cultura, lazer e muitas histórias para contar. Assim podemos definir a 30ª Feira do Livro de Gravataí, que inicia na segunda-feira, 10 de outubro, na Praça Dom Feliciano, no Centro. Tradicional entre os gravataienses, a feira é considerada o maior evento cultural da região.

Nesta edição, o patrono é o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar. Natural de Caxias do Sul, aos 43 anos, ele possui 34 livros de sua autoria. Conhecido em todo o Estado por suas crônicas no jornal Zero Hora, participará de um talk show no espaço chamado Teatro da Feira, na segunda-feira (10), às 20h, logo após a abertura oficial do evento.

A última edição da feira bateu recordes de público. Foram mais de 40 mil pessoas visitando o evento durante a semana, mesmo número estimado pela Secretaria Estadual de Cultura para este ano.

A ampla programação cultural da feira é aberta ao grande público e tem entrada franca. Bate-papos com escritores locais, palestras, oficinas, shows, sessões de autógrafos, contação de histórias, saraus literários, espetáculos de música e teatro estão previstos na agenda.

 

A última edição da Feira superou a estimativa de público. (Foto: Divulgação Prefeitura de Gravataí)

A última edição da Feira superou a estimativa de público. Foto: Prefeitura de Gravataí

 

Além da figura do patrono da feira, a diretora da Fundação de Arte e Cultura do município, Fernanda Fraga, ressalta que neste ano o grande homenageado do evento será o Clube Literário de Gravataí. Pela primeira vez na história, as homenagens serão para uma entidade. O clube existe há 18 anos e é composto por cerca de 30 autores. Atualmente, o presidente é o professor e escritor Nei Fernando Medina.

Para Fernanda, a viagem que a literatura proporciona durante a leitura de um livro é o que garante o sucesso do evento em Gravataí – além de as atividades permitirem integração com a arte. “Todos os anos somos convidados a entrar em mundos diferentes, são muitas atividades promovidas na feira, que o leitor pode participar e se integrar com a arte e a cultura dentro do município.”

Uma novidade promete agitar o cenário literário da cidade durante o evento. A Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato realizará a Primeira Troca de Livros. A iniciativa consiste nos sócios do espaço levarem as obras que já leram para trocar por novos livros que tenham desejo de ler. A renovação da estante pode ser realizada em todos os dias da feira, das 12h às 21h, na biblioteca localizada na Rua Coronel Fonseca, 936, no Centro.

A apresentação da feira ficará por conta do ator, produtor e diretor Paulo Adriane, contando a sua história como intérprete da Priscila da TV Colosso.

Aproveitando o feriado do Dia das Crianças, na próxima quarta-feira (12), a Família Falcote estará na feira, repetindo a participação no dia 16. Os bonecos da revista em quadrinhos criada pelos desenhistas Jerri Costa e Taise Teixeira, que traz histórias educativas, prometem divertir crianças e adultos na feira.

A programação se estende até o domingo, 16 de outubro. Confira mais detalhes sobre as atividades do primeiro dia da feira no site da prefeitura de Gravataí.

Lida 776 vezes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor resolva a equação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.